Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 10 de junho de 2012

4.675 - A PEGOP afinal fecha, encerra, para, suspende, ou nem por isso, antes pelo contrário

Os dois vereadores que o PSD ( partido do 1º ministro) deixou ficar por Abrantes, enquanto a presidente concelhia foi para a distrital laranja - uma moda já imitada pelo concelhio centrista, depois ver depositados os 126 votos na urna do Rossio - suscitaram uma questão sobre as declarações da Endesa, em suspender a laboração da Central do Pego.

Continuando à espera de saber como é que se marca um encontro com alguém do Governo, os vereadores acabaram por receber uma resposta, da presidente da Câmara, que como é seu hábito, não esclarece nada, antes pelo contrário, ainda lança mais confusão.
 A resposta dá com a pergunta. E nisso PSD e PS são mesmo muito iguais.

« Nestes termos, os vereadores eleitos pelo PSD gostariam de saber: (1)  A Câmara Municipal já foi contactada ou já contactou a empresa ou outra entidade competente sobre esta matéria? (2)  Já existe algum balanço sobre os valores de rendas e da derrama que o município poderá deixar de receber? (3)  Existe algum número fiável relativamente à perda de postos de trabalho (directos e indirectos) de pessoas do concelho, caso esta situação se confirme?» (...)
  .
Quanto à questão da Central do Pego, a presidente da câmara referiu que, assim que tomou conhecimento da notícia sobre o encerramento da referida central, solicitou à Pegop – Tejo Energia, S.A., informação escrita relativamente a esta matéria, tendo a mesma, informado o seguinte:
 .
“A comunicação social de ontem deu amplo destaque ao possível  fecho temporário da “Central do Pego” por tempo indeterminado, na sequência da publicação recente da Portaria que extinguiu os pagamentos por “garantia de potência”.
 .
Em primeiro lugar esclarecemos que existem duas unidades de produção de eletricidade no local conhecido por Central do Pego:
 .
     1) A Central a Carvão detida pela Tejo Energia, S.A., que tem como acionistas a International Power com 50%; a Endesa com 39% e a EDP com 11%.
 .
     2) A Central de Ciclo Combinado a Gás detida pela Elecgás, S.A., que tem como acionistas a International Power com 50% e a Endesa com 50%.
 .
As notícias referidas não têm qualquer fundamento. A Central a Carvão não é afetada pela mencionada Portaria e, relativamente à Central de Ciclo Combinado, a Elecgás S.A não se pronunciou sobre o efeito da publicação do diploma referido.
 .
Ainda que algumas medidas possam vir no futuro a ser tomadas em relação ao funcionamento da Central de Ciclo Combinado a Gás, detida pela Elecgás S.A., não se prevê virem a afetar os trabalhadores da Pegop S.A., entidade que explora e mantém as duas centrais existentes e que tem como acionistas a International Power com 50% e a Endesa com 50%.»

Alguém percebeu alguma coisa?
A resposta da Pegop não satisfaz. Vem dizer-nos que a Central do Pego tem duas unidades a laborar, no que é denominado pela Central do Pego. A Central a Carvão e a Central de Ciclo Combinado a Gás.
Depois esclarece-nos que ambas as unidades são detidas em 50 % pela International Power e a Endesa com 39 % numa e 50 % na outra. E com isso quis sossegar a presidente da Câmara e esta por sua vez "vendeu" aos vereadores do PSD, essa fraca explicação recebida da Pegop, pelo mesmo preço que a "comprou".

 

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue