Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 10 de junho de 2012

4.676 - A CENTRAL do PEGO está ferida de "morte anunciada"

Quando a PEGOP responde deste modo, tudo é possível.  Estranho muito, que ninguém na Câmara tenha percebido o mais importante. Claro que pode parar uma das centrais. Não há volta a dar-lhe. E não é a Pegop, a entidade que explora " a mando" das "donas" duas centrais, empresas onde a Endesa detém 50 % do capital numa e na outra detém 39 %, quem pode vir dar os melhores esclarecimentos. Lamentavelmente, tanto a presidente como os vereadores do PSD, "engoliram" aquela  resposta pouco credível e exequível. Aliás, basta ver quem é a Pegop para se perceber como a resposta não sossega nada, nem ninguém!

QUEM é a PEGOP?
 « A PEGOP - Energia Eléctrica, S. A. é uma empresa que assegura a exploração (manutenção e operação) da Central Termoeléctrica do Pego (Abrantes, Portugal). Esta empresa foi criada especificamente para operar e manter a Central do Pego e trabalha em exclusivo para o seu cliente Tejo Energia.Com activos na ordem dos 11 milhões de euros, produz anualmente 5 milhões de MWh (megawatts-hora), que representa 11% da energia eléctrica consumida em Portugal.Os acionistas da PEGOP são a inglesa International Power e espanhola Endessa, cada uma com 50% das acções. A PEGOP têm 150 colaboradores.»

«As notícias referidas não têm qualquer fundamento. A Central a Carvão não é afetada pela mencionada Portaria e, relativamente à Central de Ciclo Combinado, a Elecgás S.A não se pronunciou sobre o efeito da publicação do diploma referido.
 .
Ainda que algumas medidas possam vir no futuro a ser tomadas em relação ao funcionamento da Central de Ciclo Combinado a Gás, detida pela Elecgás S.A., não se prevê virem a afetar os trabalhadores da Pegop S.A., entidade que explora e mantém as duas centrais existentes e que tem como acionistas a International Power com 50% e a Endesa com 50%.»

Com que então, diz a Pegop ( entidade que explora e mantém as duas centrais existentes) que "as notícias não têm qualquer fundamento".  Como assim?
Se a ENDESA que é dona de quase metade das duas unidades que a Pegop explora com s seus trabalhadores, vai a ver-se e um dia destes não há mais pagamentos à Pegop, pelo menos, quanto à unidade de Ciclo a Gás. 
Ora o que a Pegop não esclareceu e a presidente da Câmara não insistiu em querer saber, e pelos vistos, os vereadores do PSD também nunca lá chegariam, é que consiste no cerne nestas duas questões:

1ª - Pode esperar-se uma laboração normal e em tudo idêntica à que vinha acontecendo, depois da Endesa ter declarado essa intenção de encerrar uma dessas duas unidades?

2ª - Sendo a Endesa uma forte accionista, terá sempre uma palavra mais forte e determinante e muito acima do que possa dizer ou fazer a Pegop ( uma entidade que explora essas undidades em nome da Endesa e da Internacional Power) pelo que importava saber se a Pegop só a laborar com a unidade a Carvão consegue manter o mesmo número de trabalhadores que tem com as duas duas centraias a trabalharem, como até aqui acontecia?

São essas duas questões que fazem toda a diferença. E tudo indica que a Pegop não poderá garantir o mesmo número de trabalhadores se em vez das dias centrais, só passar a laborar uma. A Endesa tem muito mais poder do que a Pegop, que aqui é uma entidade sub-empreiteira ou tarefeira. Mais nada!

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue