Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sábado, 30 de junho de 2012

4.712 - " As Lições do Futebol" ou o erro do Rui Ramos

Rui Ramos é um colunista do Expresso. Aprecio a inteligência dos seus textos, para além do historiador que sabe ser. Todavia, no caso do texto de hoje, não posso concordar com o erro da sua tese, nesta ilação que transcrevo: « Em que outro domínio global seria provável termos uma "empresa" entre as quatro melhores da Europa - como aconteceu à Selecção em três dos últimos campeonatos da Europa - e um praticante a disputar o título de melhor do mundo?»

Ora a produção da nossa Selecção não derivou propriamente, de uma empresa a laborar no nosso país. Como de resto, o autor diria mais à frente, sem retirar daí as devidas ilações, o último Portugal- Espanha, mais pareceu aos espanhóis, uma clara  disputa entre o Real Madrid e o Barcelona.

Jogadores apenas a jogarem em Portugal tivemos o Rui Patrício, o João Pereira, o Moutinho, o Varela, o Custódio e o Nelson Oliveira. Ainda assim com "hábitos e desempenhos" aperfeiçoados para as competições directas com outros clubes europeus.
Acresce, que tínhamos na Selecção, três jogadores do Real Madrid, mais um do Génova, um do Manchester e ainda outro do Chelsea, para além de outros em clubes turcos.
Rigorosamente não estivemos ali com a nossa Petrogal, com a nossa EDP ou o Pingo Doce ou a Sonae contra a Nestlé suiça, a Unilever ou a BP britânicas, a ENI italiana, a Sanofi ou a Axa francesas, ou a Telefonica ou a Endesa espanholas ou a BMW ou a Siemens alemãs.
Isso faz toda a diferença, para o mal e para o bem... 

Ao contrário do que o Rui Ramos valoriza, a nossa Selecção não é mais o produto de uma "escola" nacional, mesmo quando verifico que  pelo menos, oito ou nove desses jogadores convocados passaram por Alcochete, na sua iniciação e formação futebolística ( Ronaldo, Nani, Quaresma, Moutinho, Rui Patrício, Varela, Custódio, Hugo Viana, Miguel Veloso...). 
Esses jogadores amadureceram com as suas passagens pelo Reino Unido, Itália, Espanha, Alemanha, para já não valorizar tanto, o caso dos que estiveram ou estão na França e na Turquia. E foi a partir dessa "cultura mais exigente" que nos capacitámos para a enfrentar as equipas nossas adversárias, todas elas com jogadores que passaram pelo futebol espanhol, inglês, italiano e alemão. Repare-se de que dos campeões dos sub-20 de há dois anos, só lá tínhamos, se não estou em erro, o Nelson Oliveira.


" As Lições do Futebol" transpostas para a vida económica e formação profissional, quando muito, podem apontar-nos a necessidade de irmos buscar aos países mais evoluídos o " Know-how" que nos falta. Principalmente, em organização do trabalho, na gestão da produção e na regulamentação das actividades económicas, três situações onde somos deficientes, ou mesmo bastante primitivos. E não venham para aí "branquear" a questão, dizendo que há cá bons técnicos, - o blá,blá,blá do costume - quando esquecemos que o politicamente correcto, e a falta de transparência nas relações da vida económica geram inibições nos mais pacatos e suscitam terríveis  represálias sobre a frontalidade de quem contesta.
Este país está de rastos...



BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue