Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

4.739 - O Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais falhou, como tudo...em Abrantes

Lamentavelmente, haverá sempre vítimas a assinalar. E um dia destes, muitos deixarão de falar na malograda bombeira, a quem estupidamente, mandaram subir para a cabine de um auto-tanque para levar água para o Vale das Mós, quando nem era preciso, vejam bem a ironia das coisas, que fosse conduzi-lo. 

O erro está em andarmos a enganar as pessoas, os cidadãos, com teorias e bacoquices, que não servem para nada. O Plano Operacional é um desses exemplos miseráveis.

O que era preciso, era haver responsáveis que soubessem prepara planos capazes para se poder dizer daqui em diante que não vai haver mais correrias estúpidas a arriscar a vida de bombeiros, nem a gastar combustíveis e a desgastar ou destruir irremediavelmente os veículos de combate aos incêndios.

A Bemposta, o Vale das Mós e S. Facundo mereciam ter um Posto Avançado, pronto a combater toda e qualquer ignição nessas áreas. E com água do subsolo, numa central de abastecimento. A Bemposta, só à conta da água das chuvas que vão caindo no telhado, nos terraços e nos recreios do novo Centro Escolar poderia encher um grande depósito, se outras nascentes não existissem por lá. É só um exemplo.

No Norte, não teríamos que esperar mais de meia hora até chegarem os bombeiros do quartel da Samarra, logo atrás dos do Sardoal, para já não chegarem a tempo de dominarem o fogo, em tempo útil.

Mas não é tudo: um concelho de 714 km2, com cerca de 500 km2 de floresta é um barril de pólvora, que só interessa a quem quiser intensificar a desertificação do concelho e abandonar o concelho aos apetites das ávidas empresas de celulose.
Não sei mesmo até que ponto não é lucrativo para uma celulose comprar madeira meia ardida ou meia começada a arder, pagando metade do preço, em vez de pagar o preço justo por esses mesmos troncos sãos e verdes?!

Bem sei que a qualidade da pasta de papel oriunda da madeira meia ardida ou apenas chamuscada, não atinge a melhor qualidade. Mas também não sei se as encomendas que chegam às nossas celuloses de papel de segunda, não justificam ou agradecem que se utilize muita madeira meia ardida, a preços bastante mais compensatórios...?!

NOTA: Quando um vereador quer justificar o injustificável, com argumentos desta natureza, - nem sim , nem não, antes pelo contrário... - como irei transcrever de seguida, claro está, que não há salvação à vista.

Aqui fica o raciocínio do vereador: 
« O Vereador Santana Maia disse que os vereadores eleitos pelo PSD estão, por princípio, de acordo com o princípio do utilizador-pagador. No entanto, quando este princípio não foi aplicado logo desde início da construção das SCUT, também não deveria ser aplicado mais tarde, sob pena de acontecer precisamente esta diminuição de tráfego. O princípio do utilizador pagador deve vigorar antes de a obra ser feita. A agravar, as SCUT vieram substituir as estradas nacionais e em muitos locais não há alternativas.»

Vale a pena tentar perceber este raciocínio, para perceber a saída da desgraça em que caímos em Abrantes...


 

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue