Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

4.745 - Como se defendem 500 km2 de floresta no concelho de Abrantes?

Em primeiro lugar desconfio que a maior parte dos habitantes do concelho - e em particular mais de metade dos autarcas por todo o concelho - não só desconhecem esses números, como não devem saber das equivalências desses 500 km2, em hectares e metros quadrados.
E não sabendo isto, ao fim de 30 anos de fogos, não é nada abonatório para a comunidade e principalmente, para o município, com mais de duzentos autarcas e mais de 400 funcionários municipais.

Comecemos pela equivalência desses 500 km2:

 - 500 km2 = 50.000 hectares;

 - 500 km2 =  500 . 000. 000 m2 ( leia-se: 500 milhões de metros quadrados)

Para esse "combate" temos 80 bombeiros. Dividam esses 500 km2 por 80. E atenção que ainda deixámos 214 km2 da restante área do concelho de fora, onde estão cerca de 40 mil habitantes a necessitarem de outras ajudas dos serviços dos Soldados da Paz: transporte de doentes, transporte  de sinistrados, desencarceramentos, fogos urbanos, entre outros.

Portanto, a cada um desses 80 bombeiros cabe a vigilância, dia e noite, de exactamente 6.250.000 m2, de florresta, ou sejam 625 hectares, precisamente, cerca de metade de toda a freguesia do Souto, a qual tem a área de 13 km2: o que equivale a 13 milhões de metros quadrados.

Donde, só há 2 bombeiros para toda a freguesia do Souto: um para de dia e outro para de noite...?!

Por aqui, já se pode ver como a tarefa é desproporcionada e irrealista. Daí, que todo e qualquer Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais seja um logro. E instituí-lo como matéria auxiliar de trabalho, não passa de uma estupidez monumental, para não dizer uma burla oficializada.  

No limite: não há defesa que nos valha em caso de incêndio, na floresta do Norte, onde aos 100 km2 das cinco freguesias ribeirinhas da albufeira ainda temos que somar mais cerca de 100 km2 das áreas florestais de Rio de Moinhos e S. Vicente.  Um fogo no Maxial de Além, como aconteceu no dia 18 de Agosto de 2005 e teremos tudo ardido até à entrada da cidade, a S. Lourenço e à Samarra. Curiosamente, é na Samarra que temos o quartel dos bombeiros.
Na noite de 19 de Agosto de 2005 lá estavam mais de 100 auto-tanques  - em S. Lourenço, já com a A-23 cortada - à espera do fogo que na véspera se havia iniciado no Maxial de Além, no extremo mais a norte do concelho, na freguesia das Fontes.

Esperar pelo fogo na Samarra ou estar atento aos primeiros minutos da ignição lá mais a norte do concelho, eis a questão.
E o que vale para o Norte, vale para o Sul do concelho ou para o Sudeste e para o Sudoeste, para ser mais objectivo, dada as proporções das áreas envolvidas. 

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue