Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sábado, 28 de julho de 2012

4.746 - Os idiotas ainda acreditam que são os matos crescidos que fazem acender os fogos florestais

A idiotice nacional pegou nessa teoria muito estúpida, e suficientemente útil aos inimigos ideológicos da propriedade privada, que não há mais lugar ao pensamento crítico capaz de esmiuçar as verdadeiras soluções para esbater esse flagelo.

Pegando no exemplo dos 500 km2 de floresta no concelho de Abrantes, cuja defesa teimam em resumir na limpeza dos matos e na aprovação de um plano operacional assente em 80 bombeiros e numa dezena de auto-tanques capazes de percorrer 20 ou 30 kms, antes do incêndio se pegar na freguesia vizinha. E pegando-se na freguesia vizinha, não ficará por ali. 
Acontece que os cerca de 200 km2 de área florestal nas sete ou oito freguesias a Norte do Tejo, - só para se falar neste exmplo, quando a Sul as coisas ainda são mais complexas - têm uma continuidade de coberto vegetal, impossível de ser combatido com eficácia, porque em toda essa vasta área faltam os asseiros, faltam as zonas tampão. Ninguém desenhou no terreno as faixas de amortecimento dos fogos através de corredores libertos de vegetação.

Porém, não há idiota que não aponte logo o dedo para os proprietários que não limpam os pinhais e deixam o mato e as silvas crescerem.
Gente que nunca levantou o cu das cadeiras do café para ver como se limpam os pinhais. Só gente assim é que pode falar com essa ligeireza.

Os 500 km2 de floresta em Abrantes - 500 milhões de metros quadrados -  correspondem a 12.500 m2 para cada um dos 40 mil habitantes do concelho de Abrantes. Já se vê, que cada abrantino não conseguiria dar conta da área de mais de dois campos de futebol, por ano, se fossem todos mobilizados para uma luta dessa envergadura.

Admitamos então que os 500 km2 (50 mil hectares ou 100 mil campos de futebol) de floresta do concelho pertenciam apenas, a 5 mil proprietários. Nessa ordem de ideias, cada um desses proprietários teria em média que cuidar de 10 hectares de floresta ou seja 20 campos de futebol.

Acontece que com fogos de cinco em cinco anos a varrerem mais de metade desses pinhais, não terá havido pinhal que nos últimos 25 anos não tenha ardido pelo menos uma vez. Logo, o rendimento obtido da floresta poderá ter-se ficado, na melhor das hipóteses, pela metade. Mas outros houve, que não deram rendimento algum.

E nessa prespectiva, não há como responsabilizar mais os proprietários. O que há é que responsabilizar o poder local e o governo pela incompetência do ordenamento do território.
 Ligar cinco, seis ou oito freguesias num coberto vegetal contínuo é uma enorme irresponsabilidade. Mesmo que se conseguissem limpar os matos, haveria sempre a forte possibilidade da propagação dos fogos pelas copas das árvores.
Mais: não podemos aceitar um tipo de floresta densa e contígua a atravessar freguesias com cascos urbanos pelo meio, como uma boa solução. No limite, isso é uma estupidez, que só o cinismo do preconceito ideológico contra os detentores da propriedade privada, tem deixado o assunto correr em lume brando.

A irresponsabilidade dos poderes instituídos nunca cuidou de solucionar esse problema. Floresta não é juntar 200 km2 em coberto vegetal contínuo e atirar com a resolução do problema para cima dos proprietários, como se os matos é que acendessem isqueiros ou largassem as beatas dos cigarros para o terreno.



BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue