Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

4.752 - Em Abrantes só se salva a "Tubuci" e o grande arquitecto

O povo abrantino nem sonha quanto deve à Tubucci e aos seus maravilhosos requerimentos, obras de uma insuperável elevação social e de um alcance filantrópico  inexcedível, capaz de colocar a milhas de distâncias essas "obras" minúsculas que a pobreza do povo tanto venera como se de uma dádiva da Graça de Deus se tratasse, como são os "Bancos da Fome", o Projecto Homem, os Lares da 3ª Idade, a obra social do Pego, a Misericórdia, o CRIA, e tantas outras coisas desse género, sem a grandeza artística de uma prosa com substrato histórico e uma sustentada e bem musculada cultura ancestral vinda dessas gerações de senhores importantes que sacanearam o concelho ora a mando dos franceses ora a mando do primeiro arrivista que aqui chegava e se fazia dono de tudo o que via e não via por Abrantes.

Fome, pobreza, miséria, ignorância, mesquinhez são coiasas que só obstruem a qualidade épica de uma prosa artística emanada dessa grande Instituição - a Tubuci" - que toda a gente só não venera como uma Santa Igreja, porque esse templo da sua sede não tem morada conhecida e se esconde na designação de um inigmático e desconhecido " Apartado 43 , 2200-006 Abrantes".


Tubucci, Associação de Defesa do Património da Região de Abrantes
Apartado 43, 2200-006 Abrantes
 Nada de registos na competente Conservatória, nada de NIF, nada de identificar o dirigente e a qualidade do cargo que ostenta na associação. 

QUEM foi o funcionário municipal que aceitou este requerimento tão mal instruído?
Qualquer cidadão sabe como já foi corrido na volta do correio, quando não trouxe consigo o BI ou o cartão de contrinuinte, não sabe?!
Como é que uma associação de tão inestimáveis préstimos ao concelho, consegue não ter personalidade jurídica - tem mesmo nº de contribuinte?! - e nem uma morada de rua, com porta com o nº de polícia, já consegue ostentar?

ESTE REQUERIMENTO é ilegal pela forma incógnita como vem instruído e foi subscrito, não se sabe por quem e em que qualidade o fez, em nome da Tubucci, seja lá isso o que for. 
Pasme-se, acabou por ser aceite e entregue na Câmara.
tubucci Duarte 2012 I.jpeg
Vejam esta nobreza de texto, com inestimável alcance social, cultural e patrimonial, que vem encabeçada num requerimento mal recepcionado, pois se o amanuense que o recebeu e o carimbou tivesse conhecimento da lei, logo o teria devolvido ao remetente, por falta do nº fiscal, com que todos os requerimentos para entidades públicas devem vir cabalmente identificados. 
Ou há personalidade jurísdica ou não há. 
Ora a falta de morada com número de polícia, a falta do competente registo na Conservatória do Registo Comercial dá a clara indiciação de toda a ilegalidade formal, que nenhuma liberdade associativa tolera, por mais liberal e progressista que se afirme. E nenhuma Câmara Municipal que se preze poderá acatar esta parvoíce de aceitar um requerimento que acabou por dar lugar a deliberações camarárias com os vereadores da oposição irmanados nesta obscenidade formal.

A VERDADEIRA ILEGALIDADE não esteve no voto do Arquitecto Serrano. Esteve na aceitação dos Serviços Administrativos de um requerimento ferido de ilegalidade formal: ausência de clara identificação da personalidade jurídica de uma entidade nula e inexistente. E prosseguiu na deliberação levada à votação pela presidente de Câmara.
Ao menos, os dois juristas que tomam assento nas Sessões de Câmara, um advogado e um notário, bem podiam ter evitado esta tomada de posição que irá por certo cobrir de rídiculo este poder local.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue