Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

4.769 - Autarquias para que te quero...

Já vimos como entre 1800 e 1831, depois das invasões francesas e da fuga do rei para o Brasil, a falha do exclusivo comercial com a nossa grande colónia sul-americana fez cair o comércio externo, em cerca de 75% do valor.
Não obstante, a  grande figura da Revolução Liberal, e pai da Liberdade para alguns, no caso o desembargador Fernandes Tomás, ainda mandou o recado mais criminoso e irrespoonsável, para o Brasil, onde estava o rei D. João VI e o príncipe, futuro D. Pedro IV, para que o "Sr. Brasil passasse muito bem!"

As autarquias urbanas sugam aos cidadãos uma pesada "renda": o IMI. Quando pensamos que cada português paga cerca de MIL EUROS por ano para a sua autarquia, há que ponderar muito bem, o que é que andamos para aí a pagar.
As autarquias mais parecem parcerias público privadas...
Ao mesmo tempo as autarquias municipais são responsáveis por cerca de 9 milhões de euros de dívidas acumuladas.

Situações como o caso dos 20 milhões "estoirados" com o açude do Aquapolis, a bizarra cedência do Campo do Barro Vermelho para um hotel e 21 apartamentos a par da propaganda sobre os 700 fogos da Clínica Ofélia, para acamados nórdicos, quando ninguém podia assegurar que houvesse, pelo menos, uma centena de cidadãos nórdicos que soubessem onde ficava a cidade de Abrantes, a par do "investidor" da RPP Solar, que  se deixou "penhorar" judicialmente,  por dívidas dos trabalhos de toscos e arruamentos, num valor de mais de 7,5 milhões, quando o investimento iria atingir os tão propalados 1.050 milhões de euros, só comprovam como é um "pesado e perdulário luxo" termos autarcas desta incompetência a gerirem a causa municipal.

Autarcas de equipas executivas como as do  Engº José Bioucas e do Dr. Humberto Lopes não mereciam uma desfeita desta natureza. É um insulto soez, terem que alinhar ou serem confundidos na qualidade de autarcas municipais sérios, ou verem os seus nomes honrados passarem ao lado desses seus sucessores, tão perdulários e incompetentes, no comando da autarquia municipal.

Acresce, que hoje, as nossas freguesias - e no caso do concelho de Abrantes, a situação é mesmo dramática -  já não são os centros de vida animada e de futuro animador, como sucedeu nos anos 1970 a 1980 e 1990. Hoje paira a "desertificação" galopante, sem que ninguém fale nisso e discuta o futuro dessas terras com a força e o sentido da solidariedade que era preciso arranjar e já!

Ainda há dias, os vereadores do PSD se juntaram à patética manifestação de "dinamismo cultural", mostrando fotos de dez senhoras no Souto e outras seis senhoras, em Martinchel, uma delas acompanhada da neta, uma criança que só muito dificilmente irá acabar os seus dias nessa freguesia,  a assistirem a demonstrações de técnicas de pintura de tecidos e manufactura de bordados, como se dessa actividade, pretensamente cultural pudesse trazer algum significado para o futuro dessas freguesias. 
Essas freguesias estão à beira da morte e do definhamento horrível que todos sabemos, e ainda há quem, com os dinhewiros municipais promova a pintura de trapos?!

Dezasseis ou vinte freguesas, numa população de mais de mil habitantes não têm significado algum, nem provam nada de bom, em prol da cultura. 
Acresce, que a pintura de tecidos não será, de forma alguma, o melhor exemplo para dinamizar as centenas de freguesas dessas duas freguesias. Tanto assim, que só compareceram 16 ou 20 freguesas.
Mas até a "dita oposição" se deixou manipular pela "política cultural" da terra queimada, introduzida pela autarquia que nos custa 30 ou 40 milhões de euros por ano.  Pasme-se!
Com tanta coisa que era preciso dizer e fazer pelas populaç~ºoes das nossas freguesias rurais, e não só, e vimos preplexos, a "dita oposição" a ser gozada pela maioria PS, a deitar os foguetes e a apanhar as canas.
Uma tristeza!



BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue