Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

4.780 - A verdadeira cláusula de REVERSÃO do Terreno, de que ninguém ainda falou...

PASME-SE!
Ninguém ainda questionou para que queria ou "precisava" o investidor de 80 hectares, logo à cabeça do investimento... se as construções iniviais cabiam todas dentro de um único HECTARE...?!

Sabe-se que uma cláusula de "REVERSÃO do Terreno", para a CMA não tem efeitos práticos plausíveis, quando é a mesma CMA a aprovar novas construções industriais e todo um conjunto de infra-estruturas urbanísticas, em parte desse mesmo terreno de 80 hectares, obras essas, por si só, passíveis de valerem muito mais do que o próprio terreno. Qualquer Tribunal poderia vir a anular essa cláusula a pedido do investidor ou a pedido dos credores desse projecto, que como se sabe, já totalizam em acções de penhora qualquer coisa como 7,5 ou 10 milhões de euros: dez vezes mais o valor do custo do terreno, comprado pela câmara, por cerca de um milhão de euros.

Portanto, quem fala em cláusula de "REVERSÃO" não sabe o que está a dizer, pese já termos ouvidos muitos juristas a exigir essa mesma cláusula. Como se os fornecedores e empreiteiros da RPP Solar, que forneceram os milhões de euros em materiais de construção, equipamentos e serviços não tivessem que ser ressarcidos desses valores em caso de penhora em hasta pública ou outro tipo de alienação.

A haver uma cláusula a privilegiar a CMA, essa cláusula nunca deveria ser a de "Reversão" como os vereadores do PSD, e o vereador do ICA que também vem agora a defender serodiamente, essa cláusula, em entrevista à Barca.

QUAL a mais eficaz e equilibrada CLÁUSULA INDEMNIZATÓRIA, que devia ter sido implementada, por parte da CMA, ( onde a actual presidente era a vereadora com o pelouro do investimento industrial) não agora, mas em 2009? 

DOIS exemplos:

- Indemnização pecuniária de "n" vezes ( em dobro ou em triplo do custo da compra do terreno efectuada pela CMA e nunca o preço de "favor" pago pelo empresário);

- Cedência do terreno de 80 hectares em parcelas, por fases de execução das obras e à medida dos avanços das mesmas e em consonância com o crescente desenrolar da laboração da fábrica, tendo em conta a totalidade inserida no projecto e os 1 900 novos postos de trabalho a criar pela RPP Solar.

NOTA: Se as construções projectadas e existentes na actualidade, apenas iriam ocupar numa fase inicial, uma parcela muito diminuta do terreno, porque razão tinham que ser desde logo, cedidos a totalidade dos 80 hectares?
Sem embargo do direito de opção ou de outra claúsula que assegurasse a disponibilidade do terreno efectivamente necessário, ao investimento industrial em causa, - e que, sublinhe-se, nunca teria que chegar à brutalidade dos 80 hectares - a CMA hoje podia não ter que exercer qualquer opção pela parcela de terreno ocupada com as obras já efectuadas, e até incentivar a compra daqueles pavilhões por outro qualquer investidor, caso aquele projecto não viesse a consumar-se, como tudo indica que virá a acontecer.

Hoje sobravam 70 e tal hectares ( senão mesmo 79 hectares) livres de construções e aptos ao interessante e muito atractivo alargamento da Zona Industrial do Pego.

Era tudo tão simples...e tão fácil...

 

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue