Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

4.903 - Castelo de Bode merece mais

Tem que ser ponderada a questão da Defesa militar do açude e defesa ambiental da albufeira propriamente dita, através de duas entidades operacionais implantadas no próprio terreno:

a) – Corpo misto, aéreo transportado, ligado à Força Aérea e à GNR, com pequenos aeródromos e aquartelamentos com postos de vigia espalhados por ambas as margens da albufeira; (1)

b) - Coordenador único, a nível da Protecção Civil, com corporação de Bombeiros no próprio Castelo de Bode, e que superintendesse nos sete concelhos envolvidos, para que a preservação e defesa contra incêndios nessas zonas tão densamente florestadas, pudesse constituir uma prioridade de intervenção, sem dependências para com outras estruturas distritais ou municipais dispersas e por isso mesmo, menos capacitadas para um efectivo e rápido combate a qualquer ignição verificada. (2)



(1) – A proximidade ao Aeródromo e à Base Militar de Tancos, à Engenharia Militar e à Base Militar de Santa Margarida pode ter nessas unidades o grande fornecedor dos meios de apoio material e logístico, sem encargos adicionais para a despesa pública;

(2)– Em 18 de Agosto de 2005, um incêndio às 14 horas, no Norte do concelho de Abrantes só recebeu o primeiro auto-tanque, quatro horas mais tarde, porque os bombeiros locais tinham avançado antes para outras frentes no sul do distrito de Santarém; esse incêndio arrasou seis freguesias, mais de 100 km2 e ainda atingiu uma freguesia do Sardoal e outra de Constância, até parar na noite do dia 19, já em cima da A-23, na entrada de Abrantes.

 
Em paralelo com a implantação desta estrutura oficial, o que só por si, já mostrava ao país e ao mundo, a suprema elevação do empenho governamental, na defesa e preservação da grande bacia do Zêzere, que é a fonte abastecedora por excelência da Grande Lisboa, e não só, ainda havia que dotar as autarquias locais concelhos e juntas de freguesias ribeirinhas, (o POACB identifica muito bem, quais os concelhos e quais as freguesias ribeirinhas directamente implicadas) de meios humanos e materiais capazes de mobilizarem as populações locais para toda uma grande acção de consciencialização e de trabalho consistente na manutenção da boa qualidade ambiental e ecológica das áreas ribeirinhas e no desenho de um novo mosaico florestal mais equilibrado.

A sustentabilidade da operação poderia advir não só do Estado, como da CE – pela valorização da proposta em jogo - como principalmente, através das empresas que exploram as riquezas da albufeira, nomeadamente, a EPAL e a EDP e a REN, mais os Serviços Municipalizados de toda a área Metropolitana de Lisboa.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue