Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 27 de janeiro de 2008

"A Arte de MENTIR" - um título oportuno de A. Barreto hoje no " Público", e não só...

... E não só... Porque traz o meu texto, nas "Cartas ao Director", intitulado " A coutada da coitadinha da nação" , onde pegando na nota do director José Manuel Fernandes de há dias, que censurava o facto de ainda estarmos muito longe de outros países ( os nórdicos à cabeça), onde abrir uma farmácia, montar um notário ou explorar um táxi, não é aceite com inteira liberdade.
Eu, acrescentei um outro facto: construir uma casa ( 2ª ou 4ª habitação num nosso terreno onde gostássemos de estar), desde que se respeitasse os alinhamentos do RGEU de 1957 e não fosse uma reserva agrícola ( pese as casas por vezes, ajudem a fixar pessoas nos campos agrícolas...).
E terminava, com o coro do César com o povo que não sabe para vai a saúde, onde estão os resultados na economia e o que consiste a educação, o que é pouco, como garantia do normal funcionamento das Instituições... ( uma indirecta a Cavaco!...).

Quanto a António Barreto

"A arte de mentir", apontava setas certeiras para os assessores, consultores, conselheiros, os agentes da comunicação. Parecia ontem, que já estava a adivinhar esta crónica de A. Barreto, com o que escrevi no post...

Disse Barreto: " os jornais parecem-se uns com os outros. As notícias são quase iguais.

Aqui um parenteses: Em todos os media do distrito, em Dezembro, passou uma mesma imagem por quase todos os jornais com o mesmo agricultor "contra" a barragem de Almourol... O que é sintomático "do alinhamento..."

Continuou Barreto: Cada vez mais, as informações estão previamente organizadas, não pelas redacções, não pelos jornalistas, mas pelos agentes e pelos assessores.
Recordou o trabalho de Luís Marques, há anos, onde apurou que nos principais meios de comunicação estavam 1 500 jornalistas e 3 000 assessores e agências de informação.

Uma nota de um facto de 1982, em Abrantes:

Na qualidade de autarca do Souto, fui em Maio de 1982, convidado a tomar lugar no almoço no Hotel de Abrantes, que teve a presença do presidente Eanes.
Minutos antes do mesmo, cheguei ao jardim fronteiro e deparei com o homem da Lusa, a chamar todos os jornalistas prresentes a uma "rodinha" e a advertir, peremptório:
"malta vamos lá assentar nas coisas, para cada um não começar a divergir à balda. Hoje a "caixa jornalista" a retirar desta visita foram "as candidaturas dos independentes às autárquicas", Ok?!"

E eu pensei, que raio de comunicação esta, pese estar tudo nacionalizado, para que não pudesse ser a notícia central da visita a Abrantes, a "inauguração do Novo Hospital de Abrantes?!"

Não almocei, senão umas rodelas de pepino e tomate e dois rissóis e batatas fritas a depenicar por uma mesa e acabei mais cedo por ir a uma imperial e um prego no pão ao balcão do "Pelicano"!

Depois, "descarreguei", no Engº Bioucas: então o Sr. Engº a dizer que era "independente", mais o seu vice , o Sr. Camarinhas e vai a ver-se o Sr. General vem agora aqui propor como novidade, como apuraram os Srs. jornalistas, que é preciso haver candidaturas de independentes nas autárquicas?!
Claro está, que tratava-se da jogada do partido presencial...PRD de má e curta memória...

A. Barreto concluiu: A mentira é uma arte. O cenário substitui a realidade. O engano tem mais valor do que a verdade. Foi preciso Santana Lopes em momento inspirado, opor-se a este despotismo!

AINDA NO "PÚBLICO":

O historiador RUI RAMOS: A Monarquia Constitucional e o Liberalismo perdeu-se com o assassinato de D. Carlos, e morreu, porque era ele que ameaçava reformar o país.

A I República e o Estado Novo cortaram com passado liberal.
A Monarquia Constitucional foi um estado igual para todos.
A I República foi a dominação do Estado pelo Partido Republicano ( pois diziam os republicanos, que" Portugal é para todos, mas o Estado é para os republicanos". Muitos analfabetos que tinham voto na Monarquia passaram a não poder votar na I República. Não sei se Lacão via nisso os tais valores republicanos a defender?!
O Partido Republicano era um partido com apoio minoritário da população, por isso não confiava nela.
O Estado Novo idem...

E agora?!

Há as agências e os assessores para a propaganda.
Tudo parecia correr bem.
Até chegar o António Marinho e Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados.

O José Miguel Júdice bem lhe saltou ao caminho. E eu que há um ano cheguei a apontá-lo, pela sua ligação à família Castelo-Branco, como alguém que podia dar uma nova imagem ao concelho, se fosse Candidato à Câmara.

Mas, eu não sabia quanto já iam avançadas, as suas inclinações para a "esquerda PS" de Sócrates, ao desfiliar-se do PSD - o que não era de todo suspeito, nem sinal de mau gosto - e ao posicionar-se para a Administração do Porto de Lisboa. Projectos tem ele com fartura e na família não falta quem goste de projectos...

Até Marcelo que andou com ele no PSD e no Semanário, o achou muito mudado...
Uma decepção este Júdice...

Então, espera-nos a URGÊncia da reunião do PGR com a juíza Cândida Almeida, para tratar da "nova" Corrupção!

Urgência?
Então o país começou hoje?!
E aqueles que ontem fingiram assobiar para o lado?!

Pois é: dizia D. Pedro para o irmão D. Duarte no início do séc. XV: 2 justiça que tarda, quando chega, já não é justiça para ninguém".
A ver vamos!


BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue