«A construção da barragem (Almourol), até traria vantagens às freguesias ribeirinhas de Rio de Moínhos e Tramagal que passariam a poder usufruir de um espelho de água permanente que agora não têm» - não esta frase não foi do poeta, desse poeta, mas de outro que é autarca em Abrantes e se chama Nelson de Carvalho.
Com que então Rio de Moinhos e Tramagal, freguesias ribeirinhas : "agora não têm espelho de água".
E quem foi o culpado?!
Quem andou 15 anos a falar no Projecto AQUAPOLIS e baptizou a charca entre Barreiras de " MAR de ABRANTES", levou este tempo todo para ver o erro da sua própria mesquinhez?!
É preciso topete!
NOTA: Como escrevo hoje no « PRIMEIRA LINHA», em 2003 e em 2004 ( o açude só começou a ser betonado em 2006 e sofreu um sério aviso nas cheias de Novembro de 2006...), nesse tempo publiquei vários artigos a defender a "deslocalização" desse açude com a ponte por cima, para a zona do Cruzeiro do Tramagal e com a vantagem de servir daí até Alvega/ Mouriscas num total de11 freguesias do concelho...
Falei disso de viva voz em 2003 na Assembleia Municipal...
Resposta : Desvalorizou a questão.
Falei nessa altura de uma PONTE PEDONAL entre as Barreiras e o Rossio e à socapa lá veio à saída dizer-me que a idéia até era boa mas não tinha dinheiro...
Mas para o público no auditório desvalorizou a minha idéia...
A ponte pedonal acabou aproveitada há meses entre Tancos e o Arrepiado, num 1º prémio de arquitectura...
É preciso topete!
Eu sei que tenho razão. Mas não são os homens e mulheres que o dizem, por enquanto.
É o tempo!
Antº. Costa " esticou " demasiado a corda resumindo todo o problema à limpeza da floresta. Mas a que vai ser feita pelos privados. Pura falácia. O Estado, ainda tem muito mais a fazer. Faltam condições de dignidade social e económica aos rurais. Sobra muita floresta onde escasseia árvores de fruta, vinha e criação de gado. Uma vida equilibrada, rica e variada. Marcelo não escondeu quanto o segundo relatório aprofundou em relação ao anterior. Ainda havia (e há!) coisas por saber.
BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT
INICIADO em 27.10.2007