Pedro Oliveira do "santamargarida" é pessoa que não conheço pessoalmente. No entanto, ambos já cruzámos comentários nos n/ blogues, dentro daquela desejável troca de opiniões que a blogosfera não só o pemite, como por natureza do espírito de abertura que a caracteriza, muito agradece.
SUBLINHO ESTE ASPECTO, porque há quem venha para a blogosfera com o "pedantismo" e a arrogância de novos ricos "brasonados", e gostepor tudo e por nada de dar a sua piada sarcástica e de imediato, remeter-se à toca, como se de um bicho do mato se tratasse...
Claro está que o provincianismo, não é coisa que possa ser deixado à porta da blogosfera.
Tanto o Pedro Oliveira como eu próprio, patenteamos um discurso aberto, pese a defesa que cada um faz das suas opiniões.
Pedro Oliveira vem referindo e protegendo apenas uma das partes: os assaltantes baleados.
Depois juntou o exemplo da criança que indo no carro com o pai e o tio, acabou por ser atingida mortalmente na perseguição movida pela GNR de Loures, após um assalto a um estaleiro.
Não sei se hoje não juntará à descrição o novo assalto no Olival Basto ao Millennium BCP...
Mas ainda não acrescentou o facto do pai da criança ser um evadido da prisão de Alcoentre, desde 1999 eagora ter fugido do Hospital em deixar rasto.
Também não explicou se é legítimo um pai andar com filho de 12 anos nos assaltos...
Tão pouco falou na médica que foi uma das primeiras reféns libertardas no assalto ao BES e dos traumas que ainda hoje a persegue e das ameaças de morte que sofreu por parte dos assaltantes.
Convirá recordar que quando ouviu essas ameaças ainda estava muito longe de saber se seria libertada de seguida pelos assaltantes e com vida ou no limite, estaria ainda muito longe de ver o desenrolar do resto da história, ainda nessa noite...
Das ameaças e dos traumas, é que já ninguém a livra.
Desta sucessão interminável de assaltos, uma coisa ressalta desde logo: a polícia faz falta e não propriamente para esperar que os assaltantes saiam à rua depois de deixarem os reféns muito bem descansados no interior do banco e com vida...
Porque se fossemos por aí, então até o "negócio"das telenovelas e as transmissões do futebol caíam a pique...
Voltávamos aos reality shows da Maddie e quejandos...
Quem assume essa postura criminosa e violenta dos assaltos à mão armada, (mesmo com pistolas de plástico, se fosse esse o caso...), já sabe ao que vai e ao que está sujeito. Não vale a pena dizer mais nada.
Nada legitima entrar por pressupostos falseados e demagógicos. Essa falácia não cabe nesta discussão. A segurança de pessoas e bens é uma necessdade a preservar. Sem mais!