Não sabemos que dizer! Então o Sr. Dr. anda lá pelo Governo e não sabe ou tem dúvidas do que o Governo possa não fazer de bem pelo seu concelho "adoptivo"?!
Então o Dr. Lacão, às sextas-feiras à noite ( quando reunida a Assembleia Municipal), está ao lado do presidente da Câmara.
Às quintas-feiras durante o dia costuma estar ao lado dos ministros e bem de frente para o 1º ministro, na mesa do Conselho de Ministros.
A meio da semana, costuma andar ao lado do 1º ministro e da ministra da Educação todo sorridente, como já aconteceu este ano pelo menos três vezes ( S. Miguel do Rio Torto e Escola Antº. Torrado), nas visitas às escolas locais.
Quando foi das cotas da barragem não acertou uma única vez!
Quando foi da inauguração do açude não evitou o "enxovalho" ao 1º ministro.
Quando agora se esperava que fosse o primeiro a esclarecer o protocolo de Competências e Atribuições emanado da ministra da Educação ao lado de quem se costuma sentar, pelo menos todas as quintas-feiras, o Dr. Lacão salta para o púlpito a atirar mais achas para a fogueira...
Oh Dr. Lacão, veja lá se vê algma coisa para dizer bem, quando cá voltar para a próxima...
Aqui lhe devolvo o recado de há quatro anos atrás, na Assembleia Municipal...
Isto para não lhe recordar a sua "visita" como o 3º melhor aluno de Direito, ( no dizer do elogio da sua apresentação, feito pelo deputado Manuel Dias), numa Sessão de esclarecimento do PS, realizada no Souto em Abril de 1976, ( tinha então, o Dr. Lacão 19 anos).
Imaginem a sua "audácia" ao dizer que vinha para esclarecer aquela assistência de umas 200 pessoas ali presentes, com muitos homens experimentados...
Razão tinha eu quando perguntei nessa noite de Abril de 1976, ao deputado Manuel Dias, se o melhor aluno de Direito da Universidade de Coimbra e bem assim o segundo melhor também eram militantes do PS...
O Sr. Manuel Dias, com alguma ingenuidade, terá respondido de imediato, que esses ( o nº um e o nº 2...), não eram efectivamente do PS...
Ao que eu naquela minha audácia própria de quem tinha 24 anos e pegara numa metralhadora para fazer o 25 de Abril, dois anos antes, logo ironizei, mordaz:
- Já calculava isso. Ao PS só foram parar do 3º lugar para baixo...
E o pessoal do Souto riu à gargalhada pela gafe que ajudei a criar...
Falem-lhes naquela reunião no Souto e até o Dr. Consciência logo dirá como o escreveu em Novembro de 2001 no 1ª Linha:
-" A Afirmação do Sr. João Baptista Pico é verdadeira"...
Fui portanto, o primeiro autarca a ser "certificado" como verdadeiro pelo exigente Dr. Eurico Consciência, o que convenhamos é um feito importante a assinalar!
Pois é, era o tal discurso nem sempre "ENTENDÍVEL"...
Mas estes do Dr. Lacão todos percebem, não acham isto tudo muito estranho?!