Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Eu, não tenho que pedir licença a ninguém para falar das Mouriscas!



Jonathan Swift (1667-1745), escritor irlandês autor entre outras obras, das "Viagens de Gulliver) - dos liliputianos, numa sátira à sociedade inglesa da sua época - disse mais ou menos isto (estou a citar de cor), «percebe-se quando estamos diante de alguém que é um génio, quando à sua volta todos os medíocres o atacam...»
O que é que eu já fiz pelas Mouriscas, sem que ninguém mo pedisse expressamente, para o fazer...
Fiz pelas Mouriscas o que teria feito por qualquer outra freguesia.
.-.
Vejamos:
- No verão de 2003 (por não estar acessível de momento o site da CMA, não posso transcrever o meu voto contra e a minha declaração de voto CONTRA, que me apanhou inspirado nessa Sessão de Câmara, julgo eu, sem falsas modéstias), a chefe de gabinete do presidente apresentou uma proposta que recolheu os votos favoráveis do PS e o meu voto contra e abstenção do 1º vereador do PSD .
Justificava o meu voto contra porque achava o despacho uma aberração capaz de gerar um conflito institucional e social na freguesia das Mouriscas.
.-.
- A Direcção da Casa do Povo, como a senhoria Câmara não fazia obras - nessa altura ainda não era moda a majoração de 30 % sobres os prédios degrados), a Casa do Povo, propôs comprar o edifício para com um empréstimo bancário.
.-.
A Câmara não fazia obras como senhoria...
Aquela sede fora doada pelo Benemérito Sr. Jácome, nos anos 60, à CMA, com a finalidade de servir de sede à dita Casa do Povo. Mas isso agora não demovia a CMA... Há que deitar a mão a tudo, para dar a S. Nicolau...+ 31.500 euros!
.-.
CASA do POVO, JUNTA e IGREJA, todos queriam a Casa e a CMA a querer fazer um Leilão para ir cair a mãos estranhas...
.-.
Todavia, a CMA apercebendo-se que a Junta de Freguesia também mostrara interesse na compra, para no seu logradouro instalar o Mercado Diário ou Semanal e a Fábrica da Igreja, que estaria há muito na expectativa de se servir do terreno da Casa do Povo, logo que esta fosse para outro local, onde esteve em tempos preparada a nova sede, também manifestou interesse na cedência de algum espaço, já que ao lado está a própria Igreja das Mouriscas e assim poderia alargar a sala da Catequese e de outros serviços religiosos.
.-.
Eu próprio fui abordado mais tarde pelo Pároco, quando em 2005, voltei a escrever sobre isso no Jornal de Abrantes, com chamada, julgo, à 1ª página.
A proposta da CMA era de não querer dialogar com todos, nem encontrar um ponto de união e harmonização para em conjunto todos poderem disfrutar de um amplo espaço, salvo erro um edifício com 150 m2 em dois pisos e mais logradouro de 200 ou 300 m2.
.-.
Que decidiu a maioria PS?
.-.
DECIDIU MAL e da PIOR FORMA para os FREGUESES!
.-.
Decidiu marcar um Leilão Público para vender a quem mais desse.
Só que não acautelava o direito de preferência que o Código Civil reservava ao inquilino (Casa do Povo), e dava azo a que um estranho, ao licitar mais alto pudesse arrematar o leilão, deixando as três entidades excluídas.
.-.
Uma barbaridade, um logro, uma burrice de cabo de esquadra!!!
.-.
Valeu que os dois estranhos interessados, imediatamente perceberam o logro e desistiram no dia aprazado para o leilão.
.-.
ISTO É DAQUELAS COISAS QUE CONTINUAM A FICAR SILENCIADAS,
porque não lhes convém que o Povo conheça o meu empenho e a minha competência...
.-.
- Em 16 de Maio de 2004, a convite da Concelhia do PSD de Abrantes e respondendo à solicitação da minha amiga e Professora Maria do Rosário Chambel, (directora da UTIA), membro da Assembleia de Freguesia das Mouriscas, estive a proferir uma palestra sobre o PDM.
.-.
Coube à Drª Anabela Matias fazer a minha apresentação ao público presente no Pavilhão dos Esparteiros, de uma forma elogiosa, indicando-me como um especialista na área do urbanismo e do ordenamento do território e profundo conhecedor da situação desajustada do PDM no concelho.
.-.
Estavam ao meu lado na mesa de honra, a anfitriã Professora Maria do Rosário e o presidente da Concelhia do PSD de Abrantes, Dr. Armando Fernandes e o primeiro vereador do PSD, que a dado momento reivindicou para si o título de Director do Centro de Saúde de Abrantes, numa tentativa de desvalorizar as atenções que se concentraram em mim.
.-.
Aliás, o próprio Dr. Armando Fernandes, com a tarimba destas reuniões fez a dado momento dar por terminada a discussão sobre o PDM, - que era o tema previamente indicado como o ponto único em discussão - para tentar dar espaço à discussão dos temas da saúde, numa clara tentativa de sobrevalorizar o vereador do PSD, que assumira dias antes a Direcção do Centro de Saúde, numa nomeação política, pois era 1º ministro o Dr. Durão Barroso...
.-.
Só que o tiro saíu-lhes pela culatra...
.-.
O presidente da Junta Sr. Manuel Grilo quis ler uma carta, mas como não tinha consigo os óculos, já estava para desistir de o fazer.
Foi quando eu lhe ofereci os meus óculos, gentilmente, podia dar-se o caso de com eles conseguir ler.
E não é que leu a carta na ponta da unha!
.-.
Claro está, que aproveitei logo a deixa para fazer humor e rematei com esta tirada mais ou menos assim:
- Como vê Sr. Presidente da Junta,( ele é um eleito da CDU), a Direita também serve para dar outra visão mais nítida, à Esquerda!
Eu ganhava o debate e saía triunfal, perante o incómodo dos dois outros companheiros da mesa.
- A carta do presidente de Junta insurgia-se principalmente, contra um boato ( que se revelaria verdadeiro no mês seguinte, como já iremos ver...), de que estaria para sair das Mouriscas um dos dois médicos ( no caso o Dr. Prôa).
.-.
O VEREADOR E DIRECTOR MENTIU À minha frente!
.-.
- Nada disso assegurou o vereador do PSD e recém empossado Director do Centro de Saúde, não irá sair nenhum médico das Mouriscas, disse com plena convicção.
.-.
Qual não foi o meu espanto quando em Julho veio a retirada desse médico, conforme reportagem na Rádio Tágide.
.-.
Imediatamente me insurgi e escrevi a dizer que o Director sentado a meu lado mentira, coisa que eu não admitia que o fizessem na mesma mesa onde eu tivesse estado sentado.
.-.
Não era assim que eu fazia política.
Como retaliação dessa minha frontalidade, já não fui nesse Verão para vereador substituto, como havia sido decidido desde 2002, sendo a minha presença na discussão do PDM, uma estratégia deliberada pela concelhia, como forma de endurecimento da confrontação com o PS.
Amuados, voltaram pois à unanimidade.
Adiante...
.-.
Quando em 2006 arderam os 2 000 hectares entre Sardoal, Mouriscas e Mação, muito escrevi contra a ineficácia da Protecção Civil, entregue unicamente ao esforçado presidente de Junta, que foi quem teve por missão indicar os poercursos na zona, face à chegado do Batalhão de Bombeiros de Lisboa e Setúbal...
.-.
Nessa altura ninguém escrevia nos jornais mais nada sobre as Mouriscas, - para além de mim - a não ser o Dr. Humberto Lopes, indignado com a fraca protecção a duas casas que arderam porque os moradores haviam ido ao médico e alguém deixou que ardessem porque estavam abandonadas!!!
.-.
Os mourisquenses têm o direito de saber estas coisas, aqui e agora!

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue