Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Quando as pessoas de fora de Abrantes se serviram da terra e querem a todo o transe impedir os abrantinos de serem cidadãos na sua própria terra

Atente-se naquele semi-círculo de alcatrão novo à esquerda do portão e por aí jáse faz uma ideia do enorme valado de terra e ervas que ladeava este portão e marcava o espaço por onde passavam os alunos.
Em Agosto último o bloguer santamargarida nada disse sobre esta stuação que eu conheci na campanha autárquica de 2001 e em 2005 e agora fotografei em Agosto de 2008.
Se no caso do pórtico os pilares aparecem "cercados" e "entalados" pelos muros e a casa contígua, em prejuízo dos necessários passeios de quem chegou os muros para cima do pórtico - e aí nasceu o erro maior de concepção dos limites da Escola - no caso da rua envolvente à Escola Octávio Duarte Ferreira, as coisas não estão melhores.
Em 2001 e em 2005, faltava a tira de alcatrão de cor mais escura como se vê nas fotos. Essa tira de alcatrão tapou uma valeta enorme por onde não podiam passar os alunos.
A implantação daquele portão confere a triste condição de algo sinistro e abominável. Especado no meio do alinhamento da estrada faz girar à sua volta e perdidos pelo meio da estrada todos os desprotegidos peões, que no caso em apreço, serão inevitavelmente, os próprios alunos da Escola.

Este pórtico está hoje mal implantado. Qualquer um percebe isso. E se alguma coisa simboliza hoje é a tacanhez de quem é capaz de passar uma vida inteira a encolher-se cada vez que aqui passa. Tão pouco colhe o argumento de que os carros têm mais por onde passar. Está lá a estrada, logo há sempore o perigo de algum esmagar uma criança contra os pilares, já que não há lá um simples passeio.
.-.
Não há mas podia haver. E aquele pórtico se tivesse um vão maior e crescesse para os lados, nomeadamente para lá dos muros, que julgo que ainda pertencem à escola da escola, só dignificava a situação e conferia-lhe outra grandeza.
Teimar em manter aquele pórtico, que nada perdia se tivesse outra largura superior para protecção do acesso dos peões ( leia-se, alunos, crianças...), é conversa da treta, que só tolos podem querer aproveitar para pretextos sinuosos.
.-.
Mas o cidadão de Constância nega a possibilidade de se mexer naquele pórtico, sem contudo mostrar qualquer sensibilidade pelo perigo em que faz incorrer as crianças. E chegou a colocar essa afirmação gratuita e desqualificada, de que há uns que "amam" e outros que odeiam, referindo-se neste último caso a mim.
Voltou a insistir ontem na mesma crítica soez.
A protecção das crianças não contam. Também deve ser dos que não gostam da rede na vedação da outra escola na Penha... E daí a crítica contra os pais das crianças...
Não tem lá os seus filhos pela certa...
E acma de tudo, esse cidadão de Constância gosta de dar ordens aos abrantinos, de os condicionar. Isto mostra até onde já chegou a prepotência alheia sobre os abrantinos. Ora toda a gente percebe que não há aqui qualquer "xenofobia". Só este candidato do PSD podia ter inventado tal dislate. Porque é profundamente ignorante, quanto às vivências e às funcionalidades municipais, como eu imediatamente me apercebi.
Quanto à beleza do pórtico, nem vale adiantar mais nada. Vacas sagradas são coisas dos indianos...
Para o bloguer santamargarida o PP significa Partir Pórticos, numa controvérsia que o mesmo Pedro Oliveira um cidadão de Constância que nasceu na Casa de Saúde de Abrantes e estudou na Escola Octávio Duarte Ferreira e sempre passou por este pórtico desenhado por Keil do Amaral ou pelo desenhador do seu atelier - e só quem não andou por ateliers de arquitectura desconhece como os desenhos aparecem em nome dos arquitectos ou engenheiros civis donos dos ateliers ( vidé a antiga polémica de Tomás Taveira contra o atelier de Conceição Silva onde trabalhou como estagiário a propósito da autoria de certos desenhos, que o primeiro reivindica de sua autoria).


Para o bloguer santamargarida estes amam Abrantes e muito alarde faz do assunto. Eu "odeio" Abrantes, pois claro. Só podia ser... Vindo de quem vem... De fora da terra!



BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue