Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A chicana da "Sandra", como comentou hoje o "post" do domingo... Nada simpática esta "Sandra"

Nota: para perceber melhor o enquadramento leia primeiro o post anterior...

Segue-se a "carta da Sandra" a vermelho ( porque o laranja não sobressai tanto...), com os meus comentários nos intervalos e entre parentesaes, na cor azul...


«Caro Sr. João Baptista Pico:
Partindo do pressuposto de que respeitará o livre exercício da democracia, ( a Sandra desconhece que eu participei no 25 de Abril, para lutar pela Liberdade...), do mesmo modo que usa a internet para - num alegado (ab)uso de liberdade de expressão - opinar sobre todas as matérias, ( aqui nesta observação da Sandra fica bem esclarecida a natureza do seu défice democrático, pois até me acusa do delito de opinião, não adivinhando sequer que essa era a acusação usada pela PIDE que eu ajudei a desmantelar logo a seguir ao 25 de Abril...), venho tentar pelo presente exercer o meu direito de resposta ao post em comentário.
-
Não sei se respondo ao Sr. Manuel Batista de Abrantes ou se a um heterónimo de V. Exa., que consigo partilhará uma aparente antinomia ( como demonstrei atrás, a antinomia é toda da Sandra...), com o mundo. Pouco me interessa. ( mais outra antinomia da parte da Sandra, sublinhe-se, ao vincar o que finge lhe desinteressar...).
Na verdade, não teria jamais lido este seu blog, não fora o facto de V. Exa. ter decidido apontar o seu jacto desvairado ( que pena esta linguagem, agora que já ia tão bem na prosa... a Sandra desiludiu-me, confesso...), para um dos projectos que mais respeito e admiro: a AJAF.
Essa mesma. A Associação que ao que parece V. Exa. (ou o seu alter ego) desconhecem, mas que insistem em ofender. ( Falso, não ofendi. Nem a Sandra receptora e beneficiada de uma Associação, pois a humildade também foi ou devia ser apanágio e regra de quem serve e se serve de associações públicas ou gerida com fundos públicos... não sei se entendeu o alcance da minha modesta observação?!...)
Mas deixe-me que o esclareça, meu caro, porque isto de falarmos do que não conhecemos pode tornar-se tarefa ingrata. (O "meu caro", gostei, mostra a sua personalidade forte, desinibida ... Quanto ao falar do que se desconhece, acabo agora mesmo de lhe demonstrar isso, como a Sandra já percebeu e não veja nisso maldade...).
A AJAF é uma associação de jovens, sem fins lucrativos, que desenvolve projectos com vista a ocupação de tempos livres e apoio aos jovens, quer em período escolar quer na integração na vida activa.
Trocando em miúdos (e uma vez que não estará interessado em conhecer o seu objecto social, mas apenas em criticar gratuitamente a nossa actividade) a AJAF é, no Souto, um espaço para os jovens. E o espaço, como é por demais evidente, não é apenas físico, Sr. João Pico. ( Mas o espaço físico, o coreto foi obra de meu avô Martinho Baptista e de José Maria Gago, nos anos 40, em resultado de festas no adro do Souto, em Honra de Nª Srª do Tôjo, mas não é o uso que eu alguma vez contestei ou critiquei, pese essa sua ideia persecutória da sua parte...).
Os projectos da Associação são pensados pelas pessoas que os integram, que gastam chamadas da sua própria casa e do seu próprio bolso para várias instituições para conseguir, através da AJAF, levar à terra de que reclama ser natural, festas de Natal, eventos culturais e viagens. (As pessoas que integram a AJAF que eu conheci de 2001 até 2004, sempre se mostraram demasiado "fechadas" a duas propostas que lhes fiz, recusando particiupar na utilização do salão da Sociedade Recreativa um espaço mal aproveitado e onde a AJAF poderia mostrar as suas actividades e "misturar-se" com a população local, coisa que a AJAF não faz, nem nunca fez...lá estão as viagens do seu grupo, o que é muito pouco diante dos mointantes recebidos. Mas aí a culpa é da CMA que não fixa objectivos mais bem direccionados para a integração na população local e lhes concede os subsídios de dinheiros p´+ublicos, como se nmada mais houvesse a respeitar. A cyulpa é de quem dá e nada exige como regras cívicas...).
Viagens essas que, contrariamente ao que V. Exa. insinua (sim, porque para afirmar, sempre vai sendo precisa coragem) são, mais do que belas passeatas de amigos. ( Eu não insinuei nada, quem escreveu foi o tal M. Batista, que eu não conheço... Aliás, como viu eu nem dei seguimento ao comentário dele... só o fiz agora pelo seu comentário desvirtuado da realidade e agressivo... E tremendamente injusto, e isso é que me desgostou profundamente...).
São amigos que viajam, é verdade, mas os amigos, são-no porque têm em comum a terra onde a AJAF se sedia, e a vontade de conhecer o nosso país, a nossa cultura. ( Os amigos, são os amigos, e aí percebo muito bem que o número de amigos não parece ser muito alargado, pois comenta-se há muito esse facto, de que a AJAF está conotada com jovens da JSD, de que o actual jovem presidente da Junta era o principal mentor, de há uns anos a esta parte, quando em 2001 a mesma estaria mais afecta ao PS, que entretanto cresceram e deixaram de ser jovens...).
Os amigos são os sócios da AJAF que respondem ao repto a todos enviado. Considero-me pessoalmente ofendida pelas suas palavras ( não tem que se ofender comigo, mas sim com alguém que escreveu essa carta para me atrair a uma cilada...), quando reduz (de modo absolutamente injusto) o nosso projecto (um sonho em que pegámos, ( já agora há quantos anos está na AJAF, se eu já conheço essa AJAF dos anos 90 e a juventude não conhece assim tamanha longevidade...), por acreditar na terra, nas pessoas da terra, nos jovens da SUA terra, Sr. João do Pico, e em cuja obra ( qual obra?!, as minhas inscrições estão em obras de pedra e cal que se ramificaram em benefícios para os outros e nunca para meu uso pessoal, pois sou bastante desprendido de coisas e bens materiais... jamais estaria numa associação onde pudesse beneficiar de algo que não pagasse com trabalho... e se estivesse numa associação a receber milhares de euros ou milhares de escudos, como foi e continua a ser o caso da AJAF, a primeira coisa que fazia era procurar a forma de aplicar esses euros no bem das famílias, das crianças e nunca para pagar uma excursão para passear com os amigos...),
não encontro a sua inscrição) a “um covil da jsd".
( a expressão "covil da jsd" não foi minha, como já referi foi desse tal M. Batista, que lhe proporcionou o pretexto para se dirigir a mim... e já agora, não acha que já era tempo de explicar porque razão essa Associação nunca se me dirigiu com uma palavra, um pedido de colaboração, um qualquer motivo para ouvir a minha opinião?! ... não acha que fica mal à Sandra nunca ter tomado uma iniciativa dessa natureza, juntamente com outros sócios e dirigentes da AJAF, até porque me devem essa atenção, pelo simples facto de eu ser soutense e ser mais velho e ter um passado de ligações muito fortes às iniciativas locais e de ter sido vereador e como tal ter procurado obter em 2001 e 2002 a vossa participação num projecto de animação da Sociedade Recreativa que estava meia abandonada e sugeri isso mesmo à Vereadora Isilda Jana no verão de 2002...).
Não só não temos uma cor, ( aí quanto à cor não está a falar verdade no que respeita pelo menos, ao período de 2001 a 2004 e mesmo 2005, pois nessa altura integravam a AJAF 18 sócios que eram militantes da JSD e tenho comigo documentos com essa identificação fornecidos pelo Gonçalo Oliveira, o actual presidente da Concelhia PSD, que me pediu para mandar pagar as cotas desses 18 militantes com vista a integrarem o caderno eleitoral do PSD, nas eleições da concelhia PSD de Outubro de 2004, lista essa confirmada dias depois pelo actual presidente de junta do Souto, na altura vice-presidente da JSD de Abrantes... portanto a cor estava lá, bem alaranjada e ao que consta, anteriormente seria mais rosada... isto interessa, apenas para desmontar certas afirmações gratuitas e despudoradas... Lembro-me de ter pago umas quotas de uma jovem, que o Diogo Valentim me indicou no pedido com o Gonçalo Oliveira e depois quando quis falar com essa jovem para assinar uma petição, ela tratou-me com duas pedras na mão, porque não ligava nada à política e que só ia para as mesas das eleições porque ia receber um pagamento por ser escritur+ária e mais não sei quê... qual não é o meu espanto quando na noite da votação no PSD lá vinha essa moça a esconder-se atrás do namorado, para que eu não a visse ir dar o voto ao meu advers´+ario, como me confessou mais tarde... aliás até disse que foi "obrigada" por um outro elemento da JSD e após muitas insistências de telemóvel... Portanto lições dessa natureza, não é qualquer um que mas pode dar...), como, a grande maioria dos participantes e sócios da AJAF nem sequer estão politicamente enquadrados.
“O homem é grande demais para caber num partido político”. Somos mais do que uma ideologia estandardizada, e por isso (creio que falo por todos) não admitimos ser joguetes de politiquice, de demagogia, de descarga de frustrações alheias. ( Como lembrei à Sandra, desembarquei a primeira vez em Santa Apolónia, já lá vão muitos anos... e sei fazer uso disso muito bem!..).
E é disso que trata este blog, não é verdade(?!): da crítica gratuita, de negar para chatear, de ofender sem conhecer… ( como viu, está redondamente enganada! Este blogue desmascara trapalhadas e trapalhonas como a Sandra, que se finge muito "santinha", como quem nunca quebrou um prato e tem passado toda a sua escrita a insistir em calúnias e em falsidades...)
Melhor faria V. Exa. se desse soluções para tudo o que critica. ( Só a Sandra é que não leu o blogue todo como disse atrás, logo com que autoridade moral ou com que legitimidade pode sustentar essa mentira?!...)
É que dizer que está mal, meu caro amigo, qualquer um faz. O desafio, é pegar num projecto e conduzi-lo, como tem feito o presidente da AJAF que V. Exa., sem conhecer, não hesita em difamar. ( A Sandra já está a falar em defesa do presidente da AJAF?!... É boa! ... Então, já tem procuração ou fizeram Acta?!...).
Responsabilidades criminais à parte, fica a responsabilidade (bem mais pesada) de ser o autor deste lamentável chorrilho de non senses, deste exercício de preguiça intelectual. ( A responsabilidade criminal é toda sua e só por aquilo que afirmou, acaba de me dar fortes motivos para poder a todo o tempo intentar uma acção criminal contra esse mesmo presidente, de quem tanto se mostra acérrima defensora, podendo no limite, acusar esse presidente de conivência com o que acaba de escrever... Ora veja lá a Sandra se começa por saber respreitar os mais velhos e este seu conterrânneo João do Pico, pode tratar-me assim, porque eu não tenho complexos, nem quero parecer o que não sou... E eu sou dos soutenses mais inteligentes e mais talentosos que nasceram na sua terra, na Nossa Terra, não é verdade?! ... Então patra que quer a Sandra perseguir-me com acusações baratas e caluniosas?!
Deixo-lhe um desafio: visite-nos, participe no nosso projecto, use essa sua energia na criação de algo importante. (A Sandra não está em condições de formular desafios. Não percebeu ainda que acaba de escrever uma tremenda trapalhada?! E de incriminar o presidente da AJAF , que eu nem sei quem é, nem sei se não era o M. Batista... QUEM LHE FAZ UM DESAFIO SOU EU: peça deciulpa pelo que disse! É o mínimo que tem a fazer... E então depois falamos em visitas...).
A AJAF terá sempre as portas abertas para os seus projectos de contrução. Mesmo não sendo jovem, temos sempre lugar para homens de boa vontade!
Um Feliz Natal!
Também para si! E para todos na AJAF...

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue