As dúvidas que ainda levanta sobre a passagem pelo concelho do Sardoal a seguir ao enfiamento dos Casais de Revelhos, até ao Carvalhal leste ( que é área geográfica já do concelho do Sardoal), podem ser confirmadas por quem conhece as pessoas que por lá circulam. Essa observação tenho-a feito in locco.
Aqui transcrevo a sua pergunta final:
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"mas deixe-me fazer uma pergunta, que o senhor de certeza sabe responder, essa estrada do vale da cerejeira seria rentável em termos de custos monetários?? ou seja ficaria mais barato fazer essa tal estada pelo vale, ou ficava mais barato arranjar as outras alternativas?? é que tenho a ideia que essa estrada iria estar sempre a ser estragada pelas aguas que de inverno descem pelas encostas e também pelas raízes dos eucaliptos, mas como disse de obras nao percebo muito".
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Está a fazer uma tempestade num copo de água. A estrada existe em terra batida, e por sinal até tem um perfil muito suave e à meia encosta. As valas das águas nada têm de extraordinário, dado a mesma estrada ser de terra batida, e antiga, portanto mais vulnerável aos efeitos das chuvas.
Mas a ser feita essa estrada não rejeitaria a ideia de a fazer com mais largura em alameda panorâmica pois era essa a mais valia que importava agregar à mesma. E não seria de excluir um passeio pedonal lateral em circuito de manutenção.
A existência dessa estrada era de uma enorme mais-valia e qualidade. Nunca poderia ter comparação com a estrada das Sentieiras por amis voltas que lhe dessem.
Porque a estrada das Sentieiras desemboca muito longe de S. Lourenço e do Parque Desportivo e não se pode ignorar esses aspecto central, na óptica do turismo e do Centro de Estágios.
A estrada tem 6 km, o que dá uma ideia de custos relativamente baixos.
Estou a falar de qualidade. De valorização, para que quem passe pelo concelho sinta um enorme cuidado em tudo. É nisso que Abrantes tem que procurar "ultrapassar" os outros concelhos, para recolher mais habitantes e mais potenciais investidores.
Isto sem embargo de se dar outra solução a Rio de moinhos que passa pelo PDM a dar permissão a uma estrada dos pilares da A-23 até à Quinta da Capela...
Como vê, estas coisas têm que ser encaradas com outra dimensão e com outra visão das complementaridades...
Vale a pena apostar nisso. Melhorar o que temos.