Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 26 de abril de 2009

ABRIL, ÁGUAS MIL - O que não diria o "meu" Capitão SALGUEIRO MAIA e o "meu" Tenente ASSUNÇÃO da minha EPC de 72!!!


A FALÁCIA das LIBERDADES DE ABRIL, USADAS NO “EMBUSTE” da SAÚDE
Ou como as VERDADES de ABRIL começam a vir ao de cimo...
A Notícia emanada da “LUSA” dá conta de toda a gente preocupada – só agora (?!) - pela falta de médicos, quando o Dr. Siborro foi desafiado a esclarecer uma sua “confissão” logo silenciada em Outubro de 2008 , de que todos os autarcas do Médio Tejo e candidatos a autarcas tinham a obrigação de resolver um problema grave que se adivinhava…
Sabendo de que se tratava da iminência da passagem de vários médicos para a REFORMA, desafiei-o a falar mais, através do meu blog “ Pico Zêzere Abt” e na minha coluna no Jornal de Abrantes. Sei que por força desse desafio, - o Dr. Siborro é presidente da Rádio Tágide, por semelhança à “invejada carreira” do Almirante Tenreiro de outros tempos! - já não fui ao programa Muro do Barulho, nessa rádio, nem de resto esse médico comentador nesse mesmo programa aceitava estar comigo lá…
O autarca de Abrantes finge que nada sabia. E até compromete os autarcas das juntas, como se estes só agora o tivessem alertado para esse magno problema.
Deselegante e comprometedor quanto baste!
Claro que falta na “telenovela” o protagonista principal. O ex-Inspector Moita Flores ainda não tinha “descoberto” nada! Agora que falou, veio no encalço do oportunismo do PCP.
Oportunismo, porque algo falhou no PCP, pois foi um seu médico, militante do PCP e anterior candidato à Câmara de Abrantes e ex-deputado municipal, quem abandonou os doentes a meio de uma consulta no Posto Médico do TRAMAGAL, mal recebeu lá um “faxe” a confirmar a sua “APOSENTAÇÃO” nesse mesmo dia.
VIDE o Público one line de hoje
DIZ ISTO:
«Moita Flores está preocupado com a ausência de médicos de família para as franjas populacionais...
O presidente da Câmara de Santarém (PSD) afirmou ontem à Lusa que a falta de médicos de família na região é "caso de emergência social" e está a dar origem a uma situação "altamente preocupante". Até ao final do ano poderá haver 150 mil utentes sem médico de família só no distrito de Santarém.Segundo disse Moita Flores, a região apresenta populações "muito desequilibradas, com muita gente jovem nas sedes de distrito, mas com uma imensa área que apresenta populações muito envelhecidas". "É altamente preocupante a ausência de médicos de família para estas franjas populacionais, que são maioria em muitos concelhos da nossa região, o que se pode configurar como um caso de emergência social", afirmou.

Ai que o Sr. ex-Inspector não sabia...

É preciso topete!

O comentário do autarca surge na sequência das declarações de Octávio Augusto, responsável pela direcção da organização do PCP/Santarém, - (ah,ah, já percebi agora a faladura do Sr. ex-Inspector!!! - muito oportuna sim senhor, olhe veja se a Srª D. Filomena lhe limpa o suor da cara, está bem?! )- que ontem manifestou "sérias preocupações" relativamente à falta de médicos de família no distrito onde "mais de 75 mil utentes estão hoje sem médico de família".

Segundo afirmou o dirigente partidário, "o facto configura um problema gravíssimo sendo que, até ao final do ano, estes valores devem disparar para o dobro, com todas as nefastas consequências daí inerentes". "Esta grave situação está a ocorrer em Abrantes, mas também um pouco por todo o distrito, como em Constância, Alpiarça, Benavente, Salvaterra, Torres Novas e Santarém".

PCP estará a preparar proposta de plano de emergência distritalSegundo disse, "o PCP vai tomar a iniciativa, na Assembleia da República, de propor um plano de emergência distrital porque estamos à beira da ruptura em vários municípios e urge tomar medidas excepcionais".

O que o PCP devia era chamar àresponsabilidade o seu militante e médico da apressada aposentação ao minuto!!!...

O presidente da Câmara de Abrantes, Nelson de Carvalho (PS), confirmou que vários presidentes de junta de freguesia têm manifestado essa preocupação "muito séria e real" junto da autarquia. "Vamos reunir em breve com as entidades responsáveis para tentar fazer parte de uma solução de reorganização de serviços, que será sempre de recurso, e que possa minimizar os efeitos desta falta de médicos de clínica geral", afirmou.

Com que então antes, os autarcas da junta não o avisaram, Dr. Nelson?! Olhe a deselegância e o comprometimento com os seus autarcas da junta, por favor, o Sr. ainda não está a "salvo" em BRUXELAS!!!

Também António Mendes (CDU), presidente da Câmara de Constância, afirmou estar "muito preocupado" com a actual situação que se verifica na Extensão de Saúde de Montalvo, onde 1300 utentes estão desde o início do mês sem médico de família. Segundo disse, "a falta de médico de família remete os utentes para o Centro de Saúde de Abrantes onde, para além de não terem garantias de atendimento, o médico desconhece o seu historial clínico e até pessoal e familiar, o que contraria toda a filosofia da figura do médico de família". "É urgente a resolução desta situação que dificulta com enorme peso o acesso a um direito que é de todos, não se afigurando possível que a actual situação se arraste por tempo indeterminado", afirmou.

Olha outro que foi capaz de mobilizar toda a "ciência" binocular deste mundo e de outras Galáxias lá mesmo ao lado de Montalvo e não foi capaz de arranjar mais um médico, a tempo e horas?!

Vá lá espreitar com o amigo Máximo! Ou já não dão o máximo?!

Fernando Siborro, director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Zêzere (ACES), disse hoje que é "impossível solucionar a questão" da falta de médicos de saúde familiar porque "os que deixaram de trabalhar por motivos de serviço, de aposentações e de saúde não têm quem os substitua". "Com os meios que temos, o que podemos fazer é apelar à compreensão das pessoas até porque vamos atravessar agora o pior momento em termos de falta de meios humanos, em especial de médicos de clínica geral, o que irá afectar directamente os centros de saúde que já sentem muito essa carência".

"Anunciam-se dias mais difíceis porque há muitos médicos que se vão reformar nos próximos tempos e não vai novos profissionais para os substituir a curto, ou mesmo a médio prazo", concluiu o responsável.

« CONCLUIO o RESPONSÁVEL" - foi o que acabei de ler?!

Ah, assim sendo, tudo bem!!!

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue