Escutei todas as palavras do Candidato Albano Santos proferidas ontem na entrevista à Radio Tágide. Só que chegado ao fim da entrevista, ao parar para analisar todas as suas declarações verifiquei uma a uma, que Albano Santos não me trouxe novidade alguma, nem se demarcou minimamente de Nelson de Carvalho.
O que se podia entender por revelações, que o foram, não passaram do "dejá vu". Confirmaram isso sim, tudo quanto de pior pudesse imaginar sobre o "jaboninismo" deste poder local instalado à sombra da sigla do PS.
Disse o candidato Independente, aquilo que eu já havia denunciado nos jornais, nomeadamente na coluna ABC do Jornal de Abrantes.
E aqui um aparte para estabelecer um paralelo entre esta pretensa investida da PT na TVI, para calar a Manuela Moura Guedes e o que a Construtora fez ao Jornal de Abrantes, para calar o seu colunista principal do ABC, retirando as devidas proporções
Disse Albano Santos com o conhecimento de causa de quem foi vereador e dirigente da Concelhia do PS desde 1991:
- " Vive-se um clima de terror!"; "Há perseguições pessoais"; "Engº Baltazar e Lacão acantonaram Nelson de Carvalho em Abrantes ( querendo dizer que não conseguiram colocá-lo num emprego dourado...)"; Dois vereadores entre os cinco primeiros da lista com a sigla PS, vêm de fora (de Tomar) e foram convidados porque trabalham cá em Abrantes!!!!
Quanto a virem de fora e porque trabalhavam cá, não foi isso que aconteceu com Nelson de Carvalho, Engº Couceiro, Nelson Baltazar e Dr. Pina da Costa, curiosamente, quando Albano Santos foi presidente da Concelhia PS e mais tarde candidato nº 2 à Câmara e seu vice-presidente por um ano apenas?!
.
Pois é, o problema de Albano Santos é esse mesmo: sempre pactuou com esse sistema e esse Secretariado do PS local, onde desses 21 que votaram a favor da candidatura de Maria do Céu Albuquerque, 4 são vereadores da CMA, 4 são presidentes eleitos nas juntas de freguesia, 4 são funcionários municipais, 4 são assessores ou ligados a empresas de vinculo ou parceria público/municipal e um está na gestão de Serviço Público de nomeação política socialista. Tudo pessoas observadas por debaixo do sobrolho do presidente da Câmara...
Seis desses 21 só são militantes do PS, há menos de dois anos, também foi dito pelo candidato dos Independentes com todas as siglas partidárias ao barulho.
Finalmente, para provar a falta de credibilidade do candidato "Independente", foi bem elucidativa e aterradora aquela sua frase quando trabalhava na vice-presidência há apenas um ano e já discutia - com notória impaciência para assumir o cargo de presidente da Câmara, ainda nas mãos do eleito Nelson - com Paulo Fonseca ( Governador Civil e ao mesmo tempo presidente da Distrital do PS), dizendo uma coisa impensável nesta Europa dos 27, mais ou menos assim:
- " Bem, eh pá, Paulo, vê se consegues arranjar uma colocação honrosa para o Nelson de Carvalho poder dar esse salto, que o ponha fora de Abrantes..."
.
AH, GRANDES SOCIALISTAS, isso é que é a defesa dos ideais socialistas e do poder local?! Assim também já acho, que é melhor você continuar na sigla do PS, não vá enganar os incautos...
.
E volto à frase inicial de Albano Santos:
- " Vive-se um clima de terror por Abrantes! De perseguições pessoais!"
E eu que o diga...
Olhe, em Alferrarede, sua terra natal, está alguém que sofreu e muito por causa de Albano Santos, ter tido a desfaçatez de convidar dois irmãos para o mesmo cargo na freguesia, sem que um deles soubesse disso...