Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

domingo, 9 de agosto de 2009

Comissão de Festas "mariadoCéuConsigo" e Com outros que tais & Cª

Não há memória de o Munícipio de Abrantes ser "patrocinador" de Festas no Souto.
Nos últimos 16 anos, nunca o executivo municipal esteve presente nas Festas do Souto. Tão pouco, esteve presente em 18 e 19 de Agosto de 2005, quando as mesmas tiveram que ser interrompidas e pagas as despesas a alguns conjuntos, porque o fogo que deflagrou no Maxial nessa tarde, só obteve o primeiro carro dos bombeiros quatro horas depois quando já estava a subir das Sentieiras das Fontes para a Atalaia do Souto.
O presidente Nelson de Carvalho esteve no Miradouro das Fontes e de lá a Protecção Civil, coordenada por quem não conhecia as freguesias do Norte, assegurou que o fogo já estava dominado nesse final do primeiro dia, o que deu azo a que o presidente seguisse no outro dia de manhã cedo ( domingo) para a Suécia em viagem de férias.
Entretanto, às 21.00 desse mesmo domingo já o fogo cruzara e arrasara oito freguesias - as cinco no Norte do concelho, Rio de Moinhos, S. Vicente e uma franja de Alferrarede - até ir parar do outro lado da A-23 no Alto da Srª da Luz e em S. Lourenço, onde aguardavam o fogo cerca de uma centena de auto-tanques.
Nesse ano de 2005, o PS deu algum "patrocínio" às festas do Souto e do Maxial que ficaram interrompidas?!
E nos anos seguintes?!
Deu agora em 2009, porque o presidente da Sociedade Recreativa mais uns tantos "ajudantes" ligados ao PS, logo que perderam a junta para o PSD em 2005, trataram de "cumprir uma missão patriótica": tomar de assalto a direcção da S.R.S, meio abandonada porque ainda ninguém a usara para assalto "ao poder autárquico", já que a junta até então levava regaladamente, 16 anos de maioria PS...
Curiosamente, em 2001 as chaves da Sede da Sociedade Recreativa haviam sido entregues à própria junta de freguesia, ficando impedido a lista do PSD de 2001, a que pertenci como nº 3 à Câmara "impedido" de lá dar uma sessão de esclarecimento.
MOTIVO?!
A invocação da lei do Estado Novo revogada em 1974, de que na sede das colectividades não havia lugar a reuniões de cariz político... Como é óbvio, aquela lei (revogada em Abril de 74) era contrária à Liberdade de reunião, depois consagrada na Constituição de 1976.
Para os socialistas do Souto, tudo lhes servia para impedir a Liberdade.
Foram os socialistas da Junta do Souto quem impediu a inauguração da "RUA J. PIMENTA", nome esse que foi de uma grande justiça e que eu levei a aprovação na Sessão de Câmara, quando vereador, em de Agosto de 2002.
Hoje, surge lá João Pimenta como convidado pelos mesmos e respectivos afilhados, que em 2002 votaram contra o nome da Rua J. Pimentra em sede de Junta de Freguesia. Uma sede de junta construída e paga em 1969 pelo mesmo benemérito, e meu grande amigo, Sr. João Pimenta.
Em Novembro de 2006 lá estiveram num almoço entre os sócios, Nelson de Carvalho e Isilda Jana, e em 2007 foi a vez de Maria do Céu e de Valamatos lá terem estado noutro almoço de homenagem aos sócios fundadores, entre os quais me incluo. Fui o primeiro presidente da Assembleia Geral dos associados e o fundador dos torneios com as equipas de futebol da freguesia de então (com Fontes e Carvalhal ainda reunidas numa só freguesia: a freguesia do Souto).
Começava a desenhar-se "a reconquista PS". Todavia apoios camarários: ZERO!
Polidesportivo, campo de futebol, obras na sede: ZERO!
Até o actual presidente da Sociedade e hoje candidato a presidente da junta, já desesperava e confessava-se desiludido com as falhas do PS...
Hoje já está mais sorridente. Porém, estranha-se aquele sorriso, se a colectividade ainda nada recebeu quanto ao prometido polidesportivo e demais benesses...
O que é que faz sorrir o actual candidato à junta pelo PS?!
O que é que faz um funcionário da Câmara e soutense vir assinar um texto em nome da Comissão de Festas, de ataque à minha pessoa no blogue do " Tramagal.blogspot.com"?!
A Câmara abriu sucursal na Sociedade Recreativa do Souto?!
E as outras Festas da freguesia, mais as Festas das outras freguesias, tiveram apoios?!
Ou nas outras freguesias já não há funcionários da Câmara solícitos e humildes?!
Será essa humildade submissa que me acusaram de eu não ter, porque não vergo a espinha submisso e sabujamente?!
Que faz o auto proclamado "Juiz Reitor da Irmandade do Santíssimo" da Igreja Paroquial do Souto, e agora candidato PS, correr assim tanto e dar azo a rasgados sorrisos como é normal ver-se nas fotos de campanha com a "equipa da candidata PS"?!
É que ao candidato a autarca só lhe falta essa fatia no conjunto das mandanças nas instituições locais. Pena que não o saiba fazer em prole do interesse colectivo da terra e o tenha feito mais para se pavonear...
O cargo na junta, é a "posta-restante" que quer assegurar, sem que ninguém lhe conheça nada de mérito por onde passou. Aquelas pinturas na Sociedade Recreativa, para quem é empreiteiro de pinturas, não o favorecem em demasia. Antes do mais porque não consta nenhuma "oferta" sua...
E vendo bem, é até o primeiro presidente da colectividade, que nunca deixou obra paga do seu bolso...
Já agora, quem é que pagou as pinturas e a quem foram pagas as pinturas e as outras obras?!
" Traquinices" neste prospecto pode dar quantos compradores mais ao autor dos livros por si assinados?! Há dois anos foi o outro seu livro muito propagandeado e anunciado e autografado no dia da Festa. Quanto reverteu dessa venda para a freguesia do Souto e para as suas instituições, se o espaço publicitário saiu dessas festas?!
GATO ESCONDIDO c/ o RABO de FORA... TOPAM?!
A "proximidade" rima com "promiscuidade". Cuidado com a gripe A!
Com que então "Traquinices"?!

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue