... Obriga a pensar na cobertura maximalista de redes de esgotos por todas as povoações que cercam a foz da Ribeira da Brunheta, onde se localiza a chamada Captação Municipal de Águas da Cabeça Gorda.
Como Vereador em Julho de 2002 apontei esse facto com toda a clareza.
Propus a criação de uma rede de esgotos no semi anel da envolvente à dita capatação, que passava por recolher todos os esgotos das povoações das margens dessa foz da Ribeira da Brunheta, a saber:
- Bioucas, Maxieira, Carregal e toda a povoação da Ribeira da Brunheta ( estas povoações estão na freguesia do Souto e fazem a margem oposta à Carreira de Mato e Cabeça Gorda), e toda a povoação da Carreira de Mato e da Cabeça Gorda, incluindo as partes mais fundeiras, que acabam por ser as mais próximas da captação de água.
.
Deixar de fora aquelas povoações da freguesia do Souto é deixar metade do problema por resolver...
.
Foi acertado este recuo da presidente, ao desistir da etar da Carreira de Mato com descargas para cima da própria captação da Cabeça Gorda e optar por uma estação elevatória que levasse os dejectos na direcção de outra etar, escolhendo Martinchel, pese as limitações desta etar, mas que, ao menos já está fora da albufeira.
.
Todavia, se transportarem os dejectos da Carreira de Mato para outra estação elevatória na Aldeia de Mato estarão a colocar uma sobrecarga enorme na zona mais próxima da própria Praia Fluvial ( da tal Bandeira Azul). É aí que ficará a estação elevatória de recolha da Aldeia de Mato e que receberá os esgotos da Carreira de Mato.
Ora essa sobrecarga ainda é mais assustadora, quando a presidente acabou de anunciar que irá usar essa estrada panorâmica que sobe por toda a margem da Praia Fluvial em direcção a Martinchel.
Uma estrada cuja perfuração para a passagem do colector obrigará a rompimento com explosivos pela certa e que toda e qualquer rotura( coisas muito frequentes) no colector geral irá contaminar imediatamente, as águas da Praia Fluvial da Bandeira Azul.
.
Uma coisa parece óbvia: essa estrada panorâmica da Rua do Vale da Vinha até ao Vale de Chões não pode servir de linha de esgotos e a baixa da Fervença onde se implantou a praia fluvial, não pode ser o local para o último depósito da estação elevatória dos esgotos, não só da Aldeia de Mato como da Carreira de Mato, sendo certo que ninguém ainda falou dos esgotos dos Bairros e da própria Cabeça Gorda.
.
O traçado e o projecto terão que ser outros. E as estações elevatórias terão que ter duplo reservatório ( reservatório de segurança) para acudir a emergências e avarias, sem vermos os dejectos a transbordar um dia destes para cima da capatção da Cabeça Gorda ou para cima da Praia Fluvial.
.
Ora, ninguém ainda cuidou de observar estas situações!!!...