Tal como anunciámos para hoje, a notícia que envergonhou a Câmara de Abrantes com um freguês ( o genro do falecido), apesar de trabalhar no Seixal, não deixou de estar pessoalmente no Cemitério do Souto, a dar a cara à reportagem da SIC.
Quanto ao autarca presidente da Junta de Freguesia, o finalista de Administração Pública, recebeu a reportagem junto ao que parece ser o seu local de trabalho de todos os dias, em Santarém. É vice-presidente da JSD distrital, cujo presidente da Jota distrital é um dos vereadores da câmara presidida por Moita Flores.
Pela forma aérea com que embrulhava as questões, mostrava bem como estava distante da sua própria freguesia. Queixou-se da burocracia!
Um finalista do Politécnico em "Administração Pública" ainda se queixava da pesada burocracia?! Que dirão os outros colegas da Junta, um engenheiro electrotécnico e outro contabilista?!
Foi bem notória a sua tentativa pouco saudável em comprometer toda a equipa de autarcas, seus colegas na Junta e na Assembleia de Freguesia, (ambas de maioria absoluta do PSD) como se ele não tivesse poderes para resolver sozinho, as principais e mais urgentes medidas que se impunham tomar logo no dia 23 de Dezembro.
Não há memória de ter existido um presidente de junta tão incompetente na história da freguesia, cuja fundação remonta ao séc. XVII.
Desde os anos 60, conheci homens generosos e empenhados como autarcas da junta: Manuel Dias, Manuel Dias Portela, Mário Passarinho, Arlindo Mª Pedro, João Conceição Pedro, José Maria Jacinto, Sargº. Joaquim Pimenta Jr. e Joaquim André. Todos eles nunca deixariam que acontecesse uma miséria destas.
.
E eu, como soutense, não podia omitir este lamentável e triste acontecimento, que ocorreu na minha freguesia.
Já nem no Cemitério se alcança a paz e o sossego devidos!
Até a locutora Conceição Lino acabou por ironizar a demora dos autarcas da junta e da Câmara pelos três meses decorridos, quando a solução óbvia, sempre esteve à frente dos olhos...
.
Uma lição para todos.
Até para os amigos que o autarca do Souto, vai tendo ( ou julgava que ia tendo por Abrantes, mas que já o começam a abandonar...), e que nestes últimos três meses não passaram de Vale de Rãs. Onde estiveram os ex-autarcas e actuais autarcas do PSD que "empurraram" o mais jovem autarca? Como venceu no Souto, pouco contava?
.