«O Governo, de acordo com o PEC, tem a intenção de realizar nos próximos três anos um programa de privatizações, com as quais gostaria de encaixar 6.000 milhões de euros. Além do BPN, inclui o programa, entre muitas outras, a venda das participações do Estado, presume-se, parcial, na Galp (onde o Estado tem 8%), EDP (25%), REN (51%), TAP, CTT e ANA (todas com 100% do capital). »
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Acima do interesse nacional, havia o bom senso negocial e a clarividência estratégica, de ter vendido a Vivo por 7 150 milhões de euros. Repare-se que os 2/3 dos investidores da PT podiam muito bem, virem a ser precisamente, os futuros parceiros nessas aquisições, onde o Estado pretende encaixar 6 mil milhões.
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A única pessoa que parece já estar a ver o filme todo, foi Ricardo Salgado, do BES, ao alertar para o que poderá vir a seguir: uma OPA hostil da Telefónica sobre a própria PT.
Será que é mesmo isso que Sócrates espera para fazer um encaixe não de 7 150 milhões mas de um "jackpot" de 15 mil a 20 mil milhões, admitindo que a PT vale mais do dobro da Vivo?
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E O QUE DISSE PASSOS COELHO e o PSD?
Disseram:
- Uma coisa e o seu contrário. Andaram às apalpadelas.
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CAVACO, "um especialista na importação de divisas", nada soube dizer, fora da colagem ao Governo. Quando podia ter tomado a dianteira, no sentido de ajudar os accionistas da PT a "prometerem" comprar as outras empresas do Estado ( os tais 6 mil milhões).
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Este desenlace só mostrou como Passos Coelho ainda está verde para estas andanças e está longe de ter em Relvas, Miguel Macedo, Nogueira Leite e Marco António ou no autarca de Viseu e das Caldas, os conselheiros capazes de levarem o barco a bom porto.
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A este ritmo de desacertos, os portugueses em 2013, de uma coisa podem ter a certeza: Passos Coelho é muito pior do que Sócrates.
Vai fritando em lume brando, zigue-zaguiando por aí, como de resto, Mário Soares foi o primeiro a perceber.
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Os problemas do país são coisas muito sérias. Não se compadecem mais com as escolhas ideológicas destes últimos 36 anos, nem com as escolhas do marketing de quem quer vender uma " marca de sabonete"...
Aquele pedido de desculpas, ainda lhe irá criar amargos de boca...