Não conhece o ensino nos outros países? Então para que viajou tanto como autarca?
AZAR dos Távoras!
Talvez que Nelson ambicionasse com um lugar de Secretário de Estado na "remodelação" que vem pedindo a Sócrates para Setembro.
Talvez que Nelson ache que não faria pior figura do que fez Valter Lemos, o que até concordo.
O Prof. Marcelo considerou um disparate e relembrou o exemplo da Finlândia, que a ministra invocou sem conhecimento profundo.
Na Finlândia realmente não há chumbos, porque nos primeiros 6 anos da escolaridade as turmas têm poucos alunos e mantêm sempre o mesmo professor, o que faz o docente gerir a evolução do aluno nesses seis anos, ao fim dos quais haverá mesmo avaliação, que a prática vem revelando ser de todo impossível redundar num chumbo.
A ministra esqueceu-se de outros pormenores determinantes e muito diferentes nas nossas escolas: para além das turmas pequenas, há o empenho muito forte dos pais no acompanhamento do estudo das crianças, há uma cultura intrínseca de exigência e estimulo à aprendizagem das crianças e para que possam chegar mais longe nos estudos sem os contrangimentros económicos que existe em Portugal.
O mesmo se diga dos restantes países nórdicos.
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QUANTO a PORTUGAL, nos últimos seis anos já fecharam 2 500 escolas! MUDAM as escolas e mudam os professores todos os anos. NINGUÉM ACOMPANHA NINGUÉM SEIS ANOS SEGUIDOS. Até as políticas educativas mudam de dois em dois anos...
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Quanto ao Japão, estranha-se que a "geminação" e a viagem de quatro autarcas em 2008 à cidade japonesa, não tenham ao menos dado a conhecer as diferenças no ensino ao ex- professor que leccionou em Abrantes, antes de chegar a autarca. No Japão, o saber é mesmo encarado com uma forte obrigação e a prendizagem das crianças é mesmo um assunto muito sério, que mobiliza toda a sociedade.
Ao invés, em Portugal, ninguém é responsável por nada, e como já relatavam uns blogues hoje, já há crianças a trocarem sms, de que agora não havendo chumbos, já não vai ser preciso estudar mais!!!
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No seu blog, Nelson de Carvalho lá vem fingindo que nunca foi professor numa escola, ao defender uma postura dissoluta:
« domingo, 1 de Agosto de 2010
CHUMBOS, RAPOSAS, REPROVAÇÕES, RETENÇÕES
Aprendi nos últimos dias, com o coro da nossa oposição inteira, que:
CHUMBOS, RAPOSAS, REPROVAÇÕES, RETENÇÕES
Aprendi nos últimos dias, com o coro da nossa oposição inteira, que:
1. Os chumbos etc... constituem um dispositivo de qualificação do sistema educativo português.
2. Os chumbos etc... são uma instituição de combate ao facilitismo no sistema educativo português.
3. Sem chumbos etc... o sistema educativo português afunda-se.
Comentários:1. Por que será que, sendo o chumbo etc...um dispositivo do sistema educativo há tantas décadas , a qualidade do sistema é a que é e os resultados são os que são?
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Já agora: os sistemas educativos dos países onde este dispositivo e esta instituição não existem (ouvi falar nos países nórdicos, a Finlândia, mas também o Japão), são mais desqualificados e mais facilitistas que o nosso?
(...) Ou devemos ponderá-la, de mente aberta e estudando a experiência dos outros?
Rejeitar a mudança porque sim é puro conservadorismo. »
Publicada por NELSON CARVALHO
Publicada por NELSON CARVALHO
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O prof. Nelson NADA SABE DO ENSINO NOS OUTROS PAÍSES!
PONDERAR na experiência dos outros países, obrigava para já a que o ex-professor e ex-autarca conhecessem o ensino nesses países!
Afianl depois de tantas viagens ao estrangeiro pagas pela CMA e não sabe mesmo nada.
COMO É POSSÍVEL, prof. Nelson?