O PSD pergunta pela voz do vereador que quando presidente de junta nem limpava as ervas e matos que atingiam mais de um metro de altura dentro e fora do Cemitério de Rio de Moinhos, como tantos fregueses e freguesas, indignados, se queixaram a mim.
E a autarca municipal que só quer ouvir conselheiros de segurança em intervenções inferiores a 2 minutos, para ela ter o tempo todo para dar respostas como esta, cuja precipitação e demagogia só foi ultrapassada pela infeliz inoportunidade de falar em áreas ardidas, quando ainda não chegámos a Setembro.
Deixo a avaliação dessa imprudente declaração da autarca municipal, à consideração dos leitores, quando disse isto:
«Em jeito de avaliação desta época, Abrantes é o concelho com menos área ardida do distrito de Santarém, mas com um número de ignições semelhante ao igual período do ano passado. Contribuem para este facto, os kits distribuídos nas Juntas de Freguesia que, em estreita colaboração com a Associação de Caçadores, tem permitido a extinção dos focos de incêndio; as limpezas efectuadas pela Associação de Agricultores e as campanhas de sensibilização da população para os cuidados a ter com a floresta.»
Sócrates não diria melhor: porreiro, pá!