PROPOSTA DO PSD
Criação de um Grupo de Trabalho da Assembleia Municipal de acompanhamento do PDM.
Caso esta proposta não seja aprovada, requerem, desde já, ser informados e envolvidos no acompanhamento da revisão do PDM, tanto mais que se trata de uma revisão estratégica fundamental e transversal a todo o concelho.
(Obs.: Esta proposta foi rejeitada com os votos contra do PS, a abstenção do CDS e os votos a favor do PSD, da CDU, do BE e do ICA)
.
Há uma explicação para o voto de abstenção do CDS.
O PSD só "mendiga" o apoio do CDS, depois de ter feito tudo para desprestigiar o CDS em sede de preparação de coligação eleitoral.
O PSD só "mendiga" o apoio do CDS, depois de ter feito tudo para desprestigiar o CDS em sede de preparação de coligação eleitoral.
Só uma vez existiu uma coligação autárquica municipal, onde estivessem PSD e CDS - em 1982 com a sigla AD, onde entrava a nível nacional o PPM.
Em 1976 e em 1989 o PSD beneficiou da ausência de candidatura CDS. Em 2001, 2005 e 2009 o PSD tudo fez para que não se chegasse a um entendimento, fazendo crer que um mesmo candidato era mais competente sob a bandeira partidária do PSD, do que debaixo da bandeira do CDS.
Eu próprio sou um bom exemplo quanto a essa dualidade. Como nº dois da lista do CDS à Câmara, em Setembro de 2001, só teria lugar na posição nº 8 em lista de coligação PSD/CDS.
Deu-se a minha rotura com o errático cabeça de lista do CDS e um mês depois, em Outubro, eu já estava como nº 3 da lista PSD.
Ora aí está, um erro clamoroso que só desacredita qualquer lista de coligação. E tem sido essa a razão porque as listas de coligação não mobilizando os próprios dirigentes, acabam por levar aos militantes e ao eleitorado anónimo, uma ideia de disputas pessoais, sem qualquer interesse e relevância para o bom desempenho autárquico, que se desejava que fosse baseado em bons perfis e no mérito e experiência de vida. Factores que pesam imenso junto do eleitorado, tratando-se de eleições locais.
.
Mas há outra boa razão para a abstenção do CDS:
- O PSD no seu Forum sobre o PDM, de Junho, em Rio de Moinhos, não chamou ninguém do CDS. Apresentou propostas esquerdizantes, mesmo "estalinistas" como aqui comentei.
Não poderia depois esperar que o CDS "embarcasse" num voto de favor ao PSD para ele "acompanhar" uma Revisão do PDM, com a qual o CDS em nada se identificava.
Tanto mais, que ao lado do PSD votaram os "melancias" do ICA, a CDU e o BE. Logo, o PSD numa comissão de acompanhamento, sem garantir lugar algum ao CDS, não alterava nada de bom à revisão, tendo a parceria de CDU, BE e ICA.
Ora para esse peditório, o CDS já deu muito. Mal por mal, que esteja lá o PS sozinho.
.
O PSD perdeu? Claro que perdeu. Ficou mais longe de ser alternativa. E em 2013 será um partido sem hipóteses de derrubar a hegemonia do PS. Há 34 anos que é assim.