A História de "deserção" dos Abrantes com o Condestável também passa por aí...
Felizmente, que a Aldeia de Mato é hoje de Junta PS, mas graças a um rapaz decente, o Engº João Carlos.
Felizmente, que a Aldeia de Mato é hoje de Junta PS, mas graças a um rapaz decente, o Engº João Carlos.
«Nelson Baltazar Presidente do SUCH
Eng.º Nelson Baltazar, presidente do Conselho de Administração do SUCH
Eng.º Nelson Baltazar, presidente do Conselho de Administração do SUCH
Por força do Despacho n.º 10558/2010, do Secretário de Estado da Saúde (Diário da República 2ª Série, n.º 121, 24 de Junho 2010), o nosso conterrâneo abrantino e amigo Eng.º Nélson Baltazar foi nomeado Presidente do Conselho de Administração do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH). Várias razões motivam este registo.A década de 80 do século XX tinha-se iniciado há pouco, quando a vida me pôs em contacto com o Nelson Madeira Baltazar, com a vertente profissional a empurrar, por assim dizer, apesar de distintas as funções. Eu vinha de férias para a Carreira do Mato e visitava regularmente o Hospital de Abrantes, hoje integrado no Centro Hospitalar do Médio Tejo.Profissionalmente, o trabalho aproximava-nos, e o seu interesse, a sua disponibilidade, espírito de ajuda e colaboração deram-me segurança e apoio, ao longo dos quase dois anos em que, no “meu” hospital, tive que desempenhar, funções e tarefas que se situavam para além das responsabilidades de uma chefia administrativa, numa área técnica que ele coordenava e conhecia bem.Escapará ao comum dos amigos o que é chegar ao fim de um dia ou de uma semana de trabalho num Hospital e levar na mente, para casa, questões como: “Se houver trovoada, se falhar a energia eléctrica na rede, será que o gerador de emergência vai arrancar?”. “Será que a central de gases medicinais vai aguentar o movimento?”. “Os vidros dos filtros de cal sodada dos aparelhos de anestesia irão aguentar-se?”. “As máquinas e os secadores da rouparia não irão abaixo? A roupa não vai faltar?”. “E os ventiladores da unidade de cuidados intensivos? E o bisturi eléctrico? E os aparelhos de Raios X?”...Não esqueço, por exemplo, a instalação de ar condicionado no Serviço de Sangue do “meu” Hospital. Pedi-lhe ajuda, é claro.
Este amigo é um técnico de engenharia hospitalar com experiência, com lugar e carreira há muito adquiridos. Engenheiro electrotécnico por formação académica, tem desempenhado funções de responsabilidade (Deputado, Governador Civil de Santarém, Secretário de Estado dos Recursos Humanos e Modernização da Saúde, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta). É membro da Assembleia Municipal de Abrantes“
Ao meu amigo Baltazar (que não sonha com a maldade deste escrito) um abraço solidário.Manuel Paula Maça» - 2 de Setembro de 2010
.