A ser séria e boa essa modernidade, é caso para perguntar:
Quanto custou ao concelho e aos milhares de munícipes as demoras e o mau serviço prestado durante estes últimos 4 anos, sem o alegado Simplex?
Mais: não podiam muitas destas facilidades terem emergido há muito mais tempo, já que estávamos diante de uma equipa municipal, já com tantos anos de experiência?!
Quanto custou ao concelho e aos milhares de munícipes as demoras e o mau serviço prestado durante estes últimos 4 anos, sem o alegado Simplex?
Mais: não podiam muitas destas facilidades terem emergido há muito mais tempo, já que estávamos diante de uma equipa municipal, já com tantos anos de experiência?!
Por esta mão cheia ( 14 propostas) de nada demorou a Câmara quatro anos a assinar o protocolo, não se sabendo com exactidão, o que é que já está a valer na prática.
Porque como vem no acordo, o prazo para a implementação dessas medidas irá decorrer até Junho de 2011.
Como é que um executivo municipal que há dez anos vem alardeando uma "modernidade administrativa e informatizada " - valeu uma viagem do ex-autarca Nelson de Carvalho à Microsoft nos EUA em 2008 - pode fazer esta "festa protocolar" que a foto mostra, ao fim destes anos todos?!
.
Pode, porque o eleitorado foi capturado pela "formiga branca" do sistema. E com um quarto dos eleitores capturados o sistema adapta-se à "voz do dono".
Depois, Abrantes está a tornar-se uma terra de passagem, onde os eleitores com maior descontentamento já estão fora dos cadernos ou com a desmotivação, a indiferença e a descrença suficientes para não mexerem mais uma palha no dia do voto.
E é tudo isto, que perpetua o mais do mesmo.
Com uma assinalável perversidade, enquanto o executivo se mantém concentrado no seu núcleo duro, as oposições vão-se dispersando, em franjas cada vez menos identificadas com as realidades locais.
Esse é o factor mais desmoralizante para algum eleitorado ainda atento ou capaz de olhar pelo município. Porque infelizmente, a maioria do eleitorado já não está mais virada para a vida municipal e abomina as lutas partidárias, propositadamente estéreis, por força da acção da dita "formiga branca"...
Lendo esta propaganda do site da Câmara, tudo nos parece com sabor requentado e demasiado vazio.
«Entre as 14 propostas apresentadas neste Programa, encontram-se medidas como os simuladores de taxas on line, a avaliação da satisfação dos munícipes ou a emissão de documentos na hora, que prevê a entrega imediata, por exemplo, do horário de funcionamento, da licença de publicidade sonora ou da licença de condução de ciclomotores.
Outra das medidas é a Informação por SMS que passa pelo envio aos munícipes de notificações, por telemóvel, relativas às decisões sobre os seus processos.
Estão ainda planeadas medidas para promover a adopção da identificação e assinatura electrónicas com o Cartão de Cidadão (...) as medidas que integram este Simplex Autárquico, está também o reforço da informação em formato digital no portal do Município, consolidando o já existente.
O recibo de vencimento electrónico é outra das medidas de eficiência interna que se junta às propostas de simplificação desta autarquia, que vêm contribuir para tornar os procedimentos da Câmara Municipal de Abrantes mais céleres, transparentes e cómodos.
Abrantes é o 14.º Município da região Centro a aderir ao Simplex Autárquico. O prazo previsível de implementação de todas as medidas é o mês de Junho de 2011.»
