Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

3 569 - Li esta contradição: " A ÁGUA DE TODOS EM PROVEITO DE ALGUNS"

Vinha de um colunista d`"ABARCA", econonista e começava assim:
«Os nossos rios são uma riqueza natural que a indústria dos tempos modernos se habituou a transformar numa grande riqueza material cuja ganância faz esquecer a sua função natural no ciclo da água, ou seja, conduzir a água no seu leito até ao mar...»
E nessa condução até ao mar, o colunista sublinhava o "a salvaguarda das espécies piscícolas, com forte presença na gastronomia das populações ribeirinhas"  e mais à adiante, lamentava o impedimento "das populações ribeirinhas em (poderem) disfrutar dos seus tempos de lazer a banharem-se nos rios " como outrora, por culpa segundo o articulista, "do engrossar dos lucros da agricultura intensiva que não compensa (será que as populações não comem carne e cereais?!)a sociedade pela contaminação da água com fertilizantes e nutrientes e das hidroeléctricas que ganham com os nossos rios..." 

O título do artigo era" A água de todos em proveito de alguns". CERTO?
Então, como pode um economista(?) defender a água dos rios ( de todos) em função da salvaguarda da "gastronomia" e dos "banhos"  apenas de alguns, no caso as populações ribeirinhas?
Só o colunista e economista é que não terá percebido a tamanha contradição em que incorreu, na defesa daquilo que diz condenar: a água de todos só para alguns!

Fica por explicar, o que sobra para a grande maioria das populações que residem fora das áreas ribeirinhas. E já agora, onde deveriam ser colhidos os produtos tão necessários para todos, uma vez eliminada essa "agricultura intensva" que tanto abomina?
Deveria o país ficar às escuras e cheio de fome, para que a água pudesse continuar a "adocicar" o Atlântico? 
E já agora, em que é que as hidroeléctricas fariam diminuir assim tanto, as espécies piscícolas que enriquecem a gastronomia das populações ribeirinhas e como é que retirariam a água ao ponto das populações já não poderem tomar os seus banhos?
Por acaso, a Aldeia de Mato banhava-se mais, antes da Praia da Bandeira Azul?!
Isto, para não falarmos que a média diária dos 400 hectolitros do caudal do Tejo, pode atingir os 2 000 hectolitros em dias de cheias, rumo ao mar, pese toda a ganância das hidroeléctricas.

Quanto ao lucro da EDP, não são contas deste rosário. Para já, 42 % a 48 %, do valor das facturas da EDP vão para organismos públicos e estatais, estranhos à EDP.
Quanto à recarga dos aquíferos, seria interessante avaliar quanta da água armazenada em represamento no Tejo poderia reforçar esses lençóis subterrâneos que vão desde o Médio Tejo até à bacia do Sado e Grândola, diante da corrida acelerada e tão pouco aproveitada desses 2 000 hectolitros diários a caminho do mar, em dias de cheias no Tejo...
Mas eu não sou economista...!  

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue