«O partido vai pagar duramente estes anos de José Sócrates. Os erros são tantos, e de tal maneira graves, que põem em causa a independência nacional. Estamos cada vez mais dependentes do exterior e o PS vai ser penalizado por ter feito muitas asneiras, mas também por não ter feito nada, até à última hora, para as corrigir.
Quem poderia substituir José Sócrates?
(...) Se eu pudesse escolheria o António José Seguro sem nenhuma hesitação
Só. As actas ou não são feitas ou não são votadas.
(...)Sim, o Almeida Santos tem culpas enormes na falta de democraticidade interna do partido.
(...) nas reuniões da comissão nacional, por exemplo, o presidente do partido, Almeida Santos, controla tudo. Só dá a palavra verdadeiramente a quem quer, corta a palavra, diz que não há tempo....
Só fala quem o presidente do PS quer?Só. As actas ou não são feitas ou não são votadas.
(...)Sim, o Almeida Santos tem culpas enormes na falta de democraticidade interna do partido.
(...) Sim, há censura. O presidente do PS, com o estatuto que tem, inibe as pessoas de dizerem aquilo que pensam e mesmo quando dizem há uma censura imediata. Há um clima de pressão, mesmo não sendo preciso, porque seriam críticas isoladas. Tem sido um processo contínuo de limitação da liberdade interna.
O PS tem algumas resistências?
Claro que tem. O próprio primeiro-ministro disse, numa reunião interna do partido, que se o partido for mexer muito no Estado está a mexer na base de apoio do PS. Honra lhe seja feita, foi muito claro. (...) Qualquer pessoa percebe que estamos a caminhar para o desastre.
(...) O que é triste é que as classes mais desfavorecidas estão sozinhas a pagar a crise. Há uma frase que detesto, que é dizerem que temos vivido acima das nossas possibilidades. É verdade, mas as pessoas que ganham 400 euros por mês têm vivido acima das possibilidades? Uma família que ganhe mil euros consegue viver acima das possibilidades? Têm de me explicar como é que isso se faz.
No outro dia não tínhamos o que comer. Criámos uma dependência alimentar, a partir do professor Cavaco Silva, de tal ordem que a gente compra uma boa parte daquilo de que precisa lá fora. Se sairmos do euro, não temos dinheiro para pagar.
O que espera de Cavaco Silva neste segundo mandato?Não espero nada.
Face a este extrato da entrevista ao " i" qual é a v/ posição em relação à greve de sexo?
Vamos lá ver. "Eles" não param de "montar" o pagode...