O Visionarium – Centro de Ciência do Europarque localiza-se em Espargo, em Santa Maria da Feira, em Portugal.
Instalado no centro de congressos do Europarque, constitui-se num espaço interativo, integrante da rede de Centros Ciência Viva.
Com o recurso de tecnologias visuais e sonoras, os visitantes exploram as aventuras dos Descobrimentos marítimos nos domínios da Terra, da Matéria, do Universo, da Vida e da Informação.
O edifício em seu interior encontram-se cinco salas de exposição temáticas:
Odisseia da Vida
Odisseia da Terra
Odisseia da Matéria
Odisseia do Universo
Odisseia da Informação
O visitante conta ainda com o Laboratorium, um espaço aberto, destinado a receber público diversificado, incluindo o escolar.
Em sua essência, o Visionarium é um espaço semelhante à Cidade das Ciências e da Indústria de La Villette, em Paris, França, ou ao Exploratorium de São Francisco, nos EUA, onde é possível realizar experiências manipulando os equipamentos expostos.»
POR ABRANTES, temos lá um jardim em leito de cheia, um açude e 80 hectares de painéis solares, quando chegarem as centenas de camionetas de areia da Galiza...
Com uma população que atinge 135 964 indivíduos, Santa Maria da Feira é, no contexto da Área Metropolitana do Porto (AMP), um dos mais dinâmicos municípios em termos demográficos. Dos 1570817 (2004) habitantes da AMP, 9% são Feirenses e este dado é tão ou mais importante se se sublinhar que, se 1991 para 2001, a população do concelho registou um crescimento na ordem dos 15% - uma das mais fortes dinâmicas de crescimento em toda a AMP.
Com uma densidade populacional na ordem dos 660 hab/km2, Santa Maria da Feira está longe da média da AMP, não havendo ainda no concelho o nível de saturação habitacional registado em outros municípios da AMP. Com a modernização do país e a consequente alteração dos hábitos de vida dos portugueses, a natalidade em Portugal tem vindo a decrescer bastante nas últimas décadas. Embora não fuja a essa regra, Santa Maria da Feira apresenta, contudo, valores de natalidade superiores à taxa nacional e à maioria dos municípios da AMP. No que concerne à taxa de mortalidade, os dados comprovam que Santa Maria da Feira é um concelho de dianteira deste indicador. Um número bem inferior aos valores nacionais, e que permite afirmar que os investimentos efectuados na área da Saúde têm tido resultados bem positivos.
Sabendo-se que a população portuguesa tem envelhecido ao longo das últimas décadas, Santa Maria da Feira parece querer inverter essa tendência. De facto, este é um dos municípios que, em toda a AMP, apresenta maiores percentagens de população jovem (0 aos 24 anos).
