A interdição de novas construções representa o quê?
A proibição de novas construções na Ribeira da Brunheta, no Carregal e na Maxieira - freguesia do Souto - visou alguma melhoria na qualidade da água da Ribeira da Brunheta que vai desaguar junto à captação da Cabeça Gorda, na albufeira do Castelo de Bode?
Ora não foi isso que esteve em causa no PDM aprovado em 1995, quando a captação de 2001, esteve desde Janeiro de 1990, com Humberto Lopes e António Roseiro, apontada para o Colmeal nas Fontes e Miradouro das Fontes na cota 300 m, a mais elevada de todo o concelho. Cabeça Gorda tem a cota 246 m.
A proibição desssas novas construções foi uma falta de respeito pelas populações em causa e uma manifesta crueldade.
Foi o antecipar da certidão de óbito.
Se quisermos, quando muito, foi algo semelhante ao que o nacional-socialismo hitleriano havia preconizado para o apuramento da raça ariana...
E com essa habilidade tonta, desviaram as atenções para o essencial: a rede de saneamento básico e a "Etar" que nunca ninguém mais exigiu que fosse feita, quando mais abaixo acabou por ser implantada a captação do SMA - Abrantes, hoje no domínio da gestão da Abrantáqua, pese ainda haver direcção autárquica nos SMA.
A sustentabilidade e o futuro de uma freguesia foram aniquilados. Umas dezenas mais de IMI e IMT teriam dado para o arranque da "Etar" e rede de saneamento, o que representava um avanço civilizacional, - e ambiental! - quando temos por perto a captação da Cabeça Gorda.
Nada disso foi atingido. Nem se vê que tão depressa, lá possamos chegar.
E de definhamento em definhamento, melhor será eliminarmos mesmo a autarquia municipal. Quanto nos está a custar o sustento de tantos técnicos, ditos superiores, se o desempenho nem atinge o patamar do mais fraco amanuense?
Um fiscal de obras e uma telefonista é tudo quanto basta, numa câmara municipal. Nas escolas já lá estão os professores, nos conselhos directivos. Não precisavam de entrarem todos para a administração da câmara para receberem duplos salários!!!
A acção social tem a Misericórdia, o CRIA, e o Banco Alimentar.
A acção social tem a Misericórdia, o CRIA, e o Banco Alimentar.
No resto, há a GNR...
