Barragem da Lapa aguarda desde 2004 por obras de correcção às anomalias detectadas
«O consórcio construtor da Barragem da Lapa, no Sardoal, foi notificado em 2004 para proceder à correcção das anomalias detectadas na infraestrutura hidráulica, mas até hoje não fez as obras, informou o Ministério da Agricultura. Esta infraestrutura, que serve para o abastecimento de água para consumo humano ao concelho do Sardoal, está em funcionamento embora de forma limitada, não podendo exceder os 164 metros.»
Os deputados do PS, só agora é que deram conta do que Guterres fez pelo Sardoal...
O ministro do Ambiente era o Sócrates, mas o Tozé Seguro também era secretário de Estado e Nelson Baltazar, idem, idem, com o Lacão em líder Parlamentar...
Pensar que ali ao lado, o PS de Lacão, Nelson Carvalho e Nelson Baltazar fizeram uma capatação na albufeira que devia e podia ter englobado o abastecimento ao Sardoal rentabilizando assim essa capatção da Cabeça Gorda, que em rigor devia ter prosseguido no Colmeal das Fontes, como o presidente dos SMA, de 1990, vereador do PSD, António Roseiro havia esboçado.
António Roseiro, não sendo professor, nem economista, nem jurista como os de agora, sabia bem o terreno que pisava.
Segundo noticia o Mirante :
«A barragem da Lapa foi inaugurada em Dezembro de 2002 e até hoje não foi entregue pelo consórcio construtor à Câmara Municipal do Sardoal.
No requerimento enviado à ministra da Agricultura, os deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém perguntavam quais as medidas adoptadas para salvaguarda da segurança de pessoas e bens existentes a jusante da barragem de "deficiente" construção. Os deputados reclamaram ainda pelo conhecimento dos relatórios enviados sobre esta matéria à Câmara Municipal de Sardoal.
Em resposta às questões levantadas pelos deputados socialistas, sobre as condições de segurança para pessoas e bens, no local, o gabinete da ministra Assunção Cristas disse que o Instituto da Água (INAG) remeteu à Câmara de Sardoal o "relato de visita de inspecção de carácter extraordinário à Barragem da Lapa em 16 de Fevereiro de 2004", que por sua vez notificou o consórcio construtor para proceder às devidas correcções às anomalias detetadas.»
Ainda bem que vêm aí os chineses, grandes construtores de barragens...
Sempre são mais capazes, do que esses construtores e outros que tais, que se encostaram na Comissão de Honra, - e que honra!? - da socialista, D.Maria do Céu...

