Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

4.390 - Do lado de lá da Avª D. João I , da Samarra Norte à Samarra Sul é o deserto a cercar a A-23

Não é mesmo uma estupidez atroz, verificarmos que a auto-estrada A-23 passando ao largo do perímetro urbano da cidade, nunca enveredou por um nó de acesso apontado para o centro da cidade, obrigando a uma entrada a poente - Ribeira da Abrançalha/Vale de Roubam ou outra a leste, nó de Olho de Boi?

Tomando como o centro da cidade, o Alto de Santo António, onde de resto se situa o único hotel da cidade, enveredando pelo acesso do nó poente ou optando  pelo acesso do nó leste qualquer visitante, desde que deixa a A-23, terá sempre que percorrer em qualquer uma das opções de acesso à cidade, uma distância nunca inferior a 5 ou 6 kms, - em percursos sinuosos e cheios de congestionamentos vários, até poder chegar ao hotel.
Quando em sedes municipais do Médio Tejo, à saída da A-23 temos um hotel à vista, a menos de 2 kms: Constância, Torres Novas, Entroncamento. O mesmo acontecendo na capital do distrito, Santarém. 

Lamentavelmente, o conteúdo demasiado avançado deste post não poderá ser interiorizado por mentes mesquinhas e imberbes. Nem por mercenários! 

Nenhum urbanista sério e competente subscreveria este Plano de Urbanização de Abrantes, em que colocaram uma barreira intransponível - a Avª D. João I - a cercar a cidade e as construções ao longo dessa avenida a fazerem de tapume à A-23.
E do lado de cá da Avª D. João I está novo deserto para desprezar o início do Centro Histórico.
Isto é planeamento urbanístico, sério ou competente?!?!
Uma cidade no centro do país e com a albufeira bem lá ao fundo, só tinha que desenhar uma alameda, desde as margens da Albufeira - ou desde da EN 358 - até ao coração da cidade.
Desgraçadamente, o espaço da ex-Cervinal, onde deveria atravessar essa alameda, acabou entupido por um quartel de Bombeiros afundado e metido num colete de forças, cercado pelos prédios da Samarra Sul.
O Hospital, o Terminal Rodoviário, o novo Quartel dos Bombeiros, o Tecnopolo, o novo Instituto Tecnológico, o Parque Desportivo Municipal, até o MIAA de Carrilho e as Estátuas do Almeida - das tais Cidades Imaginárias - poderiam poisar por ali, na Samarra Centro e Samarra Norte. Mais um desses novos Centros Escolares...
No centro do país e à beira de uma auto-estrada o que atrai visitantes, não é esconder as coisas atrás da Encosta Sul. Porque os turistas já não virão mais da Linha do Leste, e há muito que não desembarcavam passageiros na Estação do Rossio...

O que atrai era o desenho audacioso e harmonioso de um espaço de cidade acolhedor. Ali onde se sentisse que havia futuro e larguesa de vistas.



BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue