Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

4.898 - Porque não existe um Corpo de Bombeiros com Delegações espalhadas pelos sete concelhos ribeirinhos da Albufeira do Castelo de Bode?

Um Comando de Protecção Civil pluri-municipal( com os sete concelhos das margens da albufeira e ainda uma ligação directa ao Comando Nacional sediado em Lisboa-Alto de Carnaxide). Afinal, tudo o que Castelo de Bode merece, e tem direito.
A defesa da Albufeira tem que estar centralizada em redor do açude do Castelo de Bode. Nunca no cabeço de Abrantes ou de Santarém, como se o Vale do Sorraia merecesse um tratamento de protecção semelhante ao Vale do Zêzere.

Conforme anota o Plano de Ordenamento da Albufeirado Castelo de Bode, de 10 de Maio de 2003, a albufeira estende-sepor sete concelhos: Figueiró dos Vinhos, Sertã, Vila de Rei, Ferreira de Zêzere, Sardoal, Abrantes e Tomar.

Da Wikipedia pode-se recolher estes dados:

«A barragem de Castelo do Bode é uma das mais importantes barragens portuguesas. Faz parte do conjunto de barragens da bacia do rio Zêzere, em Portugal, tendo a montante a barragem da Bouçã. Situa-se nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes no distrito de Santarém. É uma das mais altas construções de Portugal.


A barragem de Castelo de Bode é utilizada para abastecimento de água, designadamente a Lisboa, produção de energia eléctrica, defesa contras as cheia e actividades recreativas. É utilizada pelos adeptos de desportos como o windsurf, vela, remo, motonáutica e jet ski, bem como da pesca desportiva (truta, achigã, enguias e lagostim vermelho).

A construção da barragem iniciou-se em 1945 e foi dada por terminada em 1951, sob a direcção do projectista eng. A. Coyne. A empresa construtora foi Moniz da Maia & Vaz Guedes.

A barragem é de betão, por gravidade, mas com curvatura. A altura máxima acima da fundação é de 115 metros. A cota do coroamento é de 124,3 m, e o comprimento do coroamento é de 402 m. As fundações são de gneisse e micaxisto. A barragem tem um volume total de betão 430 000 m³.

A albufeira localiza-se numa área de precipitação média anual de 1200 mm. O caudal integral médio anual é de 2 352 000 000 m³. O caudal de cheia milenar é de 4 750 m³/s. O nível de pleno armazenamento (NPA) é de 121,00 m, e o nível de máxima cheia (NMC) de 122,00 m. A área da albufeira ao nível de pleno armazenamento é de 32 910 000 m². A capacidade total é 1 095 000 000 m³, mas a sua capacidade útil é só de 900 500 000 m³.(...) »

Então e o mais importante?!  
Tratando-se de um dos maiores lagos artificiais da Europa, que foi transformado na fonte de abastecimento de água da capital de um dos 27 Estados membros da CE, estranha-se que nada se diga sobre o Plano de Defesa da dita albufeira.
 
Desde logo, da Defesa Militar, já que estamos perante uma barragem com peculiar importância estratégica e cuja defesa importa assegurar. Pouca gente parece entender a verdadeira dimensão da catástrofe  se abateria sobre Lisboa, caso a mesma fosse alvo de algum atentado ou sabotagem.
 
Depois a Defesa Ambiental, quando se sabe que na extensão das suas margens ribeirinhas ( para uma extensão de cerca de 70 km, temos cerca de 150 kms de margens ribeirinhas) existem milhares de hectares de floresta.
Porque razão o comando operacional de Protecção Civil dessa vasta área está sediado em Santarém, como se fosse mais importante socorrer o Vale do Sorraia, do que a albufeira do Castelo de Bode?!
 
Porque razão não existe um Corpo de Bombeiros no Castelo de Bode, com delegações espalhadas pelas margens ribeirinhas nesses sete concelhos?

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue