Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

4.896 - A Homenagem ao guitarrista Luís Ribeiro

Foto: Boa noite,
Na próxima quinta-feira, dia 17, a Noite de Fado é dedicada ao nosso guitarrista Luís Ribeiro.
Venha e junte-se a nós nesta noite especial!

LUÍS RIBEIRO - Guitarrista




Luís Manuel Ribeiro, nasceu em Bragança, a 2 de Dezembro de 1953.

Desde muito cedo ficou a gostar da sonoridade da guitarra, porque seu pai tocava o instrumento.

O pai estava no negócio das madeiras (Serração Ribeiro), e um dia um “guitarreiro” de Bragança precisando de um determinado tipo de madeira, que este tinha em stock, quis negociar a sua aquisição. O Sr. Ribeiro, logo ali viu a possibilidade de ter um instrumento em casa, e assim, propôs ao “guitarreiro”, dar-lhe a madeira que ele necessitasse, mas em pagamento, queria uma guitarra para ele, o que este aceitou.

E assim o jovem Luís lá foi dedilhando na guitarra, com a ajuda do pai e de um vizinho que também tocava, o Sr. Adérito, com quem aprendeu a afinar o instrumento, e sempre que podia ensaiava, e ia aprendendo de ouvido os Fados mais conhecidos na época.

Tirou o Curso Industrial de Electromecânica, e em 1972 veio para Lisboa, sendo admitido nos quadros da Portugal Telecom, onde se manteve até se reformar em 2002.

Em Lisboa esteve dois anos sem tocar na guitarra. Certo dia um patrício levou-o a frequentar a Casa de Trás-os-Montes, onde conheceu uns senhores do Ousilhão, que eram primos dos Cancelas, e que tinham lá umas guitarras, tendo conhecido através deles, um senhor já de certa idade, que dava aulas de guitarra, que o entusiasmou, levando-o de novo ao contacto com a guitarra, e a aprender com mais rigor.

Com um amigo alentejano que tocava viola, começaram a reunir na Casa de Trás-os-Montes, todas as terças-feiras, para ensaiar, mas a partir de certa altura, os ensaios passaram a ser noites de Fado, tendo levado, a que a Casa de Trás-os-Montes, vivesse um período áureo, uma vez que às terças-feiras passou a registar grande afluência, o que constituiu para ele uma grande e valiosa experiência.

Segue-se o ritual de começar a frequentar as Casas de Fado, e passado pouco tempo começou a ser convidado para acompanhar alguns fadistas, e raro era o fim de semana que não frequentasse o “fado vadio”, onde tocava, e passou a ser apreciado, tendo tocado para amadores e muitos profissionais.

Foi também na Casa de Trás-os-Montes, que conheceu o Rodrigo, tendo-se tornado amigos. Nessa altura o Rodrigo para além da sua casa de Fados em Cascais, o Forte D. Rodrigo, tinha muitos espectáculos e havia necessidade de, quando ele saía, ficar alguém a assegurar o acompanhamento dos fadistas ali contratados, e assim o Luís Ribeiro lá se manteve durante cerca de 3 anos.

Seguidamente foi contratado por Fernando Martins, ex-presidente do Benfica, e dono do Hotel Altis, para tocar no restaurante do hotel todas as noites, das 21 horas à meia-noite, para acompanhar os artistas que iam sendo convidados, tais como, Lenita Gentil, Simone de Oliveira, Maria Valejo, Maria do Espírito Santo, e muitos outros, tendo estado ao serviço do hotel cerca de 5 anos.

Seguiu-se uma breve passagem pela Casa da Simone, tendo passado a ter “agenda solta” acompanhando os mais variados fadistas.

Tocou também em vários programas de televisão, de que se destacam o “Bravo Bravíssimo”, “Diogo Infante” e “Chuva de Estrelas”, para além de outros.

Foi guitarrista de Amália Rodrigues, que começou a acompanhar em 1970, precisamente no dia do seu aniversário, num espectáculo em Santiago de Compostela.

Manteve-se com Amália durante 5 anos, tendo feito espectáculos com ela por quase todo o mundo.

Continua a tocar quer em espectáculos, quer em gravações, para praticamente todos o artistas.

Luís Ribeiro também tem também como “hobbie”, a construção de guitarras portuguesas, já fez duas, mas para seu uso próprio.

Em 1994 fui o produtor do CD “Alfredo Duarte Júnior – 50 Anos de Fado” (meu pai) onde tive o prazer de ter trabalhado com ele, e onde melhor o passei a conhecer, julgo mesmo que nasceu um sentimento de amizade entre nós, e é com o Luís Ribeiro e com o Jaime Martins que actuo, sempre que tenho algum espectáculo.

De há uns anos para cá, que praticamente quase todas as Quintas-Feiras nos encontramos na “Nini” em Campolide, onde há grande noites de Fado.

Para além de grande artista, quero e devo realçar, a sua maneira de ser, uma vez que no mundo “conturbado do espectáculo”, não se lhe conhecem inimizades, sendo um homem sempre bem disposto e pronto a colaborar com quem lhe solicita, os seus préstimos.

Luís Ribeiro tem um filho, o David Ribeiro, que também toca guitarra portuguesa, e como quem sai aos seus não degenera, tmabém é um jovem muito correcto de uma simpatia extrema, que não tenho dúvidas que a curo parzo será um grande guitarrista como o pai, como se pode verificar no video que eu produzi, em que pai e filho tocam com o nosso comum amigo e grande violista Jaime Martins.» posted by Victor Marceneiro




























BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue