Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

quinta-feira, 23 de abril de 2015

5.203 - UM VISIONÁRIO COM A SOLUÇÃO IMEDIATA, PARA A APROVAÇÃO DA CASA DO POVO

Tinha dezassete anos, nos idos de Maio de 1969. Lembro-me como se fosse hoje. Nesse dia, Jota Pimenta e o presidente da Câmara de Abrantes, Dr. Agostinho Batista vieram ao Souto, ao local da sede da Sociedade Recreativa onde se colocava um impedimento legal à aprovação da nova sede da Casa do Povo do Souto, ali ao lado, em razão de, a mesma não poder estar situada, a mais de 500 metros do centro da sede de freguesia: neste caso o Adro do Souto.
 
O projecto fora elaborado pela firma J. Pimenta. A construção também iria ter o dedo do grande benemérito. A estrada do Carvalhal ao Souto já estava com novo traçado, por obra e iniciativa de Jota Pimenta. A Casa Paroquial idem. A Igreja estava em marcha processual, mas que iria parara por mais uns anos.  A Sociedade Recreativa e o Campo de Jogos iriam reconhecer a grande ajuda do benemérito Jota Pimenta.

Mas a aprovação municipal da Casa do Povo mostrava-se difícil. Aquela localização por estrada, distava 650 metros do adro do Souto. Não parecia haver solução à vista, como garantia o próprio presidente da Câmara ali presente e assessorado por um engenheiro municipal e um vereador, junto com as autoridades da freguesia e os corpos sociais da Casa do Povo e da própria Sociedade Recreativa, a que eu pertencia.

Tinha falado meia dúzia de vezes com o Jota Pimenta. Quase sempre em encontros previamente marcados, com a finalidade de obtermos a aprovação e o contributo dele, em toda e qualquer benfeitoria a empreender na terra. E como sabíamos do seu entusiasmo em colaborar com as obras na terra, a reunião até se tornava ainda mais aliciante.
 
E é nesse momento de desalento colectivo, ali especados  nos terrenos da Sociedade Recreativa, a olharmos para a torre da Igreja Matriz, que Jota Pimenta avançou dois passos, e abrindo os braços deu imediatamente a solução, apontando para a torre da Matriz que parecia estar ali tão perto, olhando por entre as árvores daqueles quintais mais próximos. A torre da Igreja Matriz estava a 150 metros contados em linha recta. E nunca mais se falou nos 650 metros pela Rua da Amendoeira e Rua do Caminho da Maxieira.
 
Mas abrir a rua como e por onde, perguntaram quase todos em uníssono!
Jota Pimenta virou-se para o irmão Luís Pimenta, que era dirigente da Casa do Povo e explica-lhe o que havia a fazer:
- Falas com os donos destes quintais, compras o terreno, pagas o preço acordado e abres a rua com largura necessária e ergues os respectivos muros de vedação em tijolo, reboco e caiação, porque daqui da esquina da Sociedade Recreativa para a Rua da Amendoeira são 100 metros. E desta para o Adro serão mais 50 metros indo pela Rua da Videira ( actual  Rua Professora Florinda Sabino, precisamente a professora dele e de meu pai, ambos companheiros de carteira, na Escola do Souto, ali por volta de 1932 a 1936).
 
Quando fui vereador em 2002 fiz aprovar a proposta por unanimidade com os votos do PS, PSD e CDU, atribuindo à mesma artéria, o nome de Rua João Pimenta, que toda a gente apontava como sendo a rua construída pelo Jota.
 
Jota Pimenta, como gostava de ser chamado, foi o empresário mais castigado  com as injustiças do 25 de Abril, logo ele que não era bem visto pelos banqueiros do regime do Estado Novo, que o acusavam de ser um banco, a avaliar pelas garantias dadas nas rendas pelo capital investido pelos seus promitentes compradores de habitações.
 
JURO de 8% ao ano - Rendimento Garantido. Nada que se comparasse aos juros bancários, pagos aos depositantes, quando ficavam, na altura,  a menos de metade desses 8%.
 
Por estranha ironia, o seu funeral vai acontecer precisamente no dia 25 de Abril.
 
 
 






BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue