Segundo o DN, ( em Viseu há 8 dias disse a coisa pouco explícita), Meneses quer que o modelo do " Césarismo/ Bonapartista" instituído ans Câmaras. O presidente uma vez eleito pode "livremente" chamar para vereadores quem muito bem entender. E "despedi-los" durante o mandato e voltar a admitir outros vereadores. Claro que isso não invalida o documento assinado pelo chefe do directório partidário de que o "2º lugar é dele". Mas, não deixa de ser curiosa a proposta de Meneses que se propõe modernizar e profissionalizar a administração do partido recrutando gestores "independentes ou de outras proveniências". Isto chama-se, desconfiar dos seus militantes, da valia dos seus jotas e ex-jotas e sabe-se lá mais de quem.
O seu mandatário de Abrantes, à cautela, lá anda por Angola e por Argel... E sabe tirar boas fotografias. Escrever, nem por isso. Mas sempre pode pedir constituir parceria com esse vulto da "Cultura", que vai passando por Abrantes - de político, ainda é pior que o Manuel Monteiro - uma vez, resolvida a transferência dos seus milhares de livros e obras de arte para uma cota superior, ameaçado que está com a barragem. Eu sei o que é sofrer com as águas a subirem nas barragens. Com dois anos de idade, os meus pais levaram-me para Lisboa e deixaram a casa no Norte do concelho, que haviam construído esforçadamente, dois ou três anos antes.
Não admira que a estratégia para escolher o candidato do PSD em Abrantes parta de uma "sondagem" no eleitorado, a manter-se a proposta do jovem director concelhio.
Autárquicas 2009: quem é o melhor candidato para Abrantes?
Respostas possíveis:
Certificadas desde 1994 até 2005: Deram sempre vencedor Nelson de Carvalho!
Será que aceita o Gonçalo em nº 2, já que a Senhora (para a paridade), parece pacífica se recair em Isilda Jana...Desfiliada do PS, claro. Nem o PSD aceitava de outro modo.
Um conhecido Advogado?
Aceitaria o Gonçalo em nº 2? Ou preferia o vereador mais experiente e mais viajado da oposição, que agora até já percebe de Construção civil?!
O Homem mais Culto de Abrantes?
Aposto "1 Barca Velha", que o nº 2 é aquele Engº que apareceu agora por Ourém e o nº três o vereador mais experiente e mais viajado e o nº quatro, o cunhado, para o desporto, claro...
O jovem dirigente vinha depois na outra remodelação, com os jotas todos...
VANTAGENS:
Não se desperdiçavam mais tempo e viagens pelas freguesias rurais à procura de candidatos. Mandavam-se emails para os computadores das escolas com sorteios entre crianças, para premiar as que trouxessem mais pais, tios, avós e irmãos. Preenchiam um contrato de adesão e quando o presidente fosse eleito, depois os chamaria a todos. A todos mesmo, para que viessem à tomada de posse dele, o presidente.
Também não esperassem mais alcatrão pelas freguesias. Isso agora é com a Estradas de Portugal! As portagens também seriam dessa Estradas de Portugal!
A auto-estrada ( na E. N. 358), resolvia os problemas do Norte... A ZIF da Aldeia ficava com o resto!
Fundos Sociais, questões de Saúde era tudo gerido por profissionais pagos com ordenados de nível alto. Indemnizações chorudas a meio do mandato, para que não se importassem mesmo nada de serem substituídos. Há que dar lugar à necessária renovação e rodagem. E por falar em rodagem, os carros novos, em aluguer de longa duração, ficavam sempre para os vereadores, mesmo depois de substituídos. Assim poupavam-se euros na indemnização!
E se os vereadores fossem todos ali de S. Vicente e S. João? Já pensaram no que se poupava em transportes e na agilidade das reuniões, marcadas ao momento?!
Depois com a internet já se mandavam os despachos para os presidentes de junta, aquelas jovens da jota, prestam-se muito para enquadrar os perfis dos autarcas do futuro e sabem muito de informática!