Hoje lendo o" Expresso" assinala-se lá a importante área de quase um décimo do território nacional, que se denomna de Aquífero da Bacia Tejo-Sado, que no tocante ao concelho de Abrantes compreende a Norte do Tejo apenas uma pequena franja do Taínho em Alferrarede - logo a etar da Fonte Quente, já nasceu errada e está incompleta quanto à 3ª fase de filtragem e purificação dos resíduos - e a Sul do Tejo engloba todo o Rossio, quase toda a freguesia de S. Miguel e Bemposta e as franjas do Pego, S. Facundo e Vale das Mós. Alvega e Concavada à excepção das fronteiras extremas a sul junto ao concelho de Ponte de Sôr estão de fora desse aquífero e Tramagal, esse todo fora desse subterrâneo dos importantes lençóis de água.
Portanto, o Rossio que deixou de andar com o penico na mão, mais não fez do que chutar o penico para o rio Tejo e desde Junho último, confinado apenas à charca do Aquapolis. Daí, as análises à água do Aquapolis a mostrarem os "coliformes fecais" a subirem ao máximo em finais de Julho´...
Não deixo aqui de mostrar a minha solidariedade para com essa freguesia, como sepre o fz, quando outros se esqueceram de a integrar no Aquapolis e a puseram a ver navios...
Aliás, para verem o açude, só indo a terras de S. Miguel!
Por aqui se prova, que mais depressa se apanham uns mentiros, do que uns coxos!
E que coxa que foi auela manipulação com as amostra de mapas que ninguém sabia ao certo onde começava ou acabava Rio de Moinhos e dando a cota 31 em vez da 30 e como se o cais de Rio de Moinhos e os Mourões não pudessem ser recriados com outro interesse e outra projecção depois da barragem!
Aquele debate, em vez de um saudável " brainstorming" à americana, acabou numa pategada de cínicos, com a Imprensa a dar eco da manipulação mais atroz que um regime democrático poderia proporcionar.
Manipulação não cabe naos parâmetros da democracia!
Pelo menos no Mundo Ocidental...
Quando muito, só pelas terras de José Eduardo dos Santos, Mwugabe e Kadafhi!
Os esgotos do Rossio estão a contaminar o Aquífero do Tejo-Sado!
A "Majoração" é um abuso, quando a CMA nem sequer sabe preservar o "Aquífero" dos
esgotosdo Rossio. Há que prepara outra "etar" terciária e se possível, para sul, para fora das descargas do Tejo, enquadrados com S. Miguel e a Bemposta...
Porque ao contrário do que foi dito no Teatro de S. Pedro, a água que se infiltra nos esgotos não é exactamente a do Tejo, mas sim a da bacia do dito aquífero do Tejo-Sado, par se ser mais rigoroso.
O Rossio, ainda irá ser o primeiro a beneficiar com a barragem... Vejam bem, como as coisas são?! Nunca devemos fechar ( nem bater com... )as portas!!!
Antº. Costa " esticou " demasiado a corda resumindo todo o problema à limpeza da floresta. Mas a que vai ser feita pelos privados. Pura falácia. O Estado, ainda tem muito mais a fazer. Faltam condições de dignidade social e económica aos rurais. Sobra muita floresta onde escasseia árvores de fruta, vinha e criação de gado. Uma vida equilibrada, rica e variada. Marcelo não escondeu quanto o segundo relatório aprofundou em relação ao anterior. Ainda havia (e há!) coisas por saber.
BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT
INICIADO em 27.10.2007