O Santana dizia que deviam andar todos loucos e apontava o atrevimento da SIC N, pela interrupção da sua entrevista, quando alguém pressentiu na chegada do avião com o treinador Mourinho...
Por Abrantes, um jornal que tenho a infelicidade de ir recebendo em casa todas as semanas, até Setembro do próximo ano,perante a submersão do açude e quando andou anos e anos a dizer que era "oposição" ao governo municipal do PS local, vai agora e puxa do dirigente do futebol da terra para a manchete, por uma questão de M.Público, que o dirigente e o clube não mereciam tanta gratuitidade e sobranceria do jornal e fica caladinho com a iminência do açude submerso e tudo o mais, destacando apenas numa linha do editorial interino, do " ex-chefe de redacção" - é assim que se escreve e fala em bom português - uma tosca e grosseira frase de que andam para aí uns a falar em barragens e mais barragens, como se fosse só pedir mais uma barragem, sem acudir aos impactos ambientais, etc, etc...
Irra, que é preciso não saber ver nada à frente, para alguém falar em ambiente e depois mostrar tanta indiferença à escassez da água.
Tão pouco, são capazes de perceber o engôdo para que estão a ser levados, sempre foram levados, acrescente-se, pois o logro já vem de há muito tempo. Só que agora não dá para mais enganos, nem de querer tapar o sol com a peneira. O açude submerso foi coisa demasiado grave e séria e não é coisa como alguém do PSD que sempre andou atrás dos ministros do Barroso e até deixou que esse 1º ministro - à sua frente, nas suas barbas - elogiasse em 2003, o Nelson de Carvalho ( gand`a nóia!!!), agora venha dizer que se calhar a barragem nem se irá nunca fazer...
O homem do PSD não percebe do que fala?! Nem percebe que essa e outras barragens serão a nossa salvação futura, porque Al Gore e os cientistas têm razão em apontar a escassez de água no futuro. Não é como o Sr. Alves da CDU também diz, no Ribatejo, que a água não faz falta para a electricidade, pois há a biomassa e as eólicas e a água quer-se é para a agricultura. Claro está que esta gente julga que a agricultura se resume a abrir a torneira do quintal e estender a mangueira do enrolador do kit do Aki...
Nunca lhes passou pela cabeça que as reservas de água armazenadas em barragens, com a água que se não a segurarmos por cá uns tempos, seis horas depois de passar em Abrantes, já está salgada no oceano Atlântico, quando é bem melhor e indispensável para alimentar a vida humana e vegetal pois tanto os humanos com os vegetais são compostos por dois terços de água e ainda que é com essa água armazenada que se enrriquece a humidade no ar e se alimentam os lençóis freáticos no subsolo, o que permite a mais agricultores fazerem furos e poços para regarem noutras extensões mais afastadas da borda d`água...
Metam isto na cabeça, homens de Deus!
Já agora,expliquem-me lá como é que Constância que anda há anos à espera de ter uma ponte nova e não há meio de arranjar as pontes velhas ( o tabuleiro de uma arrastou-se um palmo na se mana passada...), de península iria passar a ilha com "canais do rio Zêzere a levar a água para montante da futura barragem de Montalvo?!
Então, com esses novos canais - a "furarem" Martinchel, Vilelas e a A-23 por baixo ou por cima(??!) - quantas pontes mais seriam precisas para se chegar a Constância?!
Ah, já me esquecia que o vereador Pedro Marques, que um dia julguei capaz de levar a " Carta a Garcia", é verdade deixei-me levar nessa cantiga, mas emendei a tempo o erro, que em 2005 propunha 8 ou 9 museus, agora vem pôr em causa o "Museu Ibérico" e a sua sustentabilidade?!
Até pode ter alguma razão, mas não pode é dizer que votou a favor, mas que é um voto a prazo, susceptível de um dia destes passar a voto contra. Ele e o Vereador Moreno, pois fala em nome dos dois. Em tempos, que foram muito curtos, também deixei que ele falasse em meu nome. Quando o travei, o sujeito ainda teve a "lata" de dizer que tinha perdido a confiança em mim.
Porra! Não há nada que não me aconteça!
O voto a prazo é outra variante desse voto favorável ao açude, reiterado com a visita dos ministros de Barroso por Abrantes, quando eu me insurgia contra e todos me mandavam calar...
Agora, já sempre foi contra. Não brinquem mais aos açudes e às "oposições"!
A oposição é só para Homens com eles no sítio.
Mas vejam bem, o interessante "gato escondido com o rabo de fora", quanto ao dito Museu Ibérico no Convento de S. Domingos. É que segundo esse vereador ( ou os dois vereadores do PSD?!), o que lhes não escapou foi esse pormenor dos " Honorários dos novos directores desse Museu Ibérico", que iam muito além da Ibéria. Aquilo era à Grande e à Francesa. Porém, nessa lista não constava ninguém do PSD.
E logo o PSD que sempre foi amigo da Cultura e tem tão bons nomes para indicar: nomes velhos e nomes jovens!
Como é que alguém pode contestar a viabilidade económica de um só museu, se nunca explicou como iria pagar os 8 ou nove que propunha?!
Perceberam agora, o que me levou a romper com essa "malta"?!
Perceberam agora, porque é que eu dizia mal do Aquapolis e de outras tantas obras por Abrantes?!
Perceberam agora, porque o Dr. Lacão me pedia para eu ver se encontrava alguma coisa boa por Abrantes e dizer bem dela?!
Pois é, devolvo agora a mesma pergunta ao próprio Dr. Lacão:
- Diga lá uma coisa que o seu PS tenha feito bem, em Abrantes ou em S. Bento?!
Perceberam agora, porque o Dr. Lacão me desafiava e eu mais me rebelava. Até o Dr. Soares me veio dar razão!
O Dr. Mário Soares é que está certo! Ai o que aí vem...
Mas ele pode dizê-lo que é amigo deles, dos socialistas...
Antº. Costa " esticou " demasiado a corda resumindo todo o problema à limpeza da floresta. Mas a que vai ser feita pelos privados. Pura falácia. O Estado, ainda tem muito mais a fazer. Faltam condições de dignidade social e económica aos rurais. Sobra muita floresta onde escasseia árvores de fruta, vinha e criação de gado. Uma vida equilibrada, rica e variada. Marcelo não escondeu quanto o segundo relatório aprofundou em relação ao anterior. Ainda havia (e há!) coisas por saber.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT
INICIADO em 27.10.2007