... Nas Cartas ao Director, " Viagem social do séc. XIX ao séc. XXI". Vem Abrantes no meu endereço. Será que devia mesmo era colocar Souto Sardoal ou Aldeia de Mato?!
Quando eu também bebi da água do Sardoal, nas várias vezes que fui almoçar e jantar ao " Três Naus" dos meus amigos Pires, no Sardoal, entre Agosto e Dezembro...
Será que em nome da tecnologia e do choque tecnológico que invadiu Abrantes com computadores ao domícilio e pelas escolas, eu não deveria ofuscar nada nem ninguém, remetendo-me à minha pobre condição de aborígene dessa freguesia do Souto, retalhada pelo génio do Poder Local Institucional?!
Será que se o choque tecnológico falhar em Abrantes, não serão assacadas culpas à Câmara, à Nersant e ao Inst. Politécnico de tomar, mas sim, ao escriba deste blogue?!
Digam-me lá, seus Nobeis do Tapadão e outros sítios que tais?!
Quid juris?!
As Famílias estão a ser atacadas por todos os lados. Uma professora de Portalegre escrevia no Jornal de Abrantes que Alá já vem nos livros do Básico, como se fosse o " menino Jesus".
D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro - o nosso foi para Évora e com nova promoção - bem fala de uma enorme manifestação de católicos em Madrid, com o respectivo Cardeal à cabeça dessa manifestação.
Por cá, o nosso ex-Bispo, deixou o seu nome gravado em acrílico, na restaurada Capela da Srª do Tôjo, onde já não foi colacada a pia benta, onde "descobri" em 2000 ou 2001, uma "Cruz Orbicular" id~entica à usada pelos Templários e que logo foi arrancada pelo zelo de uns católicos locais receosos que os amigos do alheio por lá passassem...
Claro está que um conhecido historiador que assentou praça por Abrantes com Ferro Rodrigues, logo assegurou que a cruz até tinha parecenças, mas NÃO ERA dos TEMPLÁRIOS, por que os Monges Cavaleiros nunca estiveram no Souto.
Não conseguiam atravessar o rio Zêzere?!
Bem argumentei, que a Barragem do Castelo de Bode fpoi uma Obra de Salazar e não do Criador! Mas nem assim.
O vice-presidente Pina da Costa logo asseverou que o Sr. Pico costuma fazer muitas confusões e pôs na minha boca palavras que nunca proferi e que só a sua mente inventou:
- Que o Sr. Pico escreveu que os Templários andaram no Souto, no séc. XVII...
PURA DETURPAÇÃO ou ILITERACIA: Eu falei nos Templários em 1139, a data da fundação da Capela e o Prof. Candeias negou porque tinha um "ALVARÁ de Filipe III de 1619 - o séc. XVII - de que a capela fora reconstruída nessa ocasião. Logo, deduzia o Prof. Candeias, a capela que estava em ruínas em 1619, teria quando muito 40 ou 50 anos.
Se ele o disse e disse que os Mourões eram uma plataforma militar do séc. XVIII, porquê tanta adoração ao histórico dos "Mourões" agora que chegou a ameaça da Barragem.
Já viram a caldeirada que por aí vai?!
Claro que a IGREJA não diz nada. O Sr. Bispo já foi para Évora. E fez-se Arcebispo. Parabéns!
E eu que ature estas madurezas...
Antº. Costa " esticou " demasiado a corda resumindo todo o problema à limpeza da floresta. Mas a que vai ser feita pelos privados. Pura falácia. O Estado, ainda tem muito mais a fazer. Faltam condições de dignidade social e económica aos rurais. Sobra muita floresta onde escasseia árvores de fruta, vinha e criação de gado. Uma vida equilibrada, rica e variada. Marcelo não escondeu quanto o segundo relatório aprofundou em relação ao anterior. Ainda havia (e há!) coisas por saber.
Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.
ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...
BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT
INICIADO em 27.10.2007
Abrantes-Popular.blogspot.com
Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)
É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...
O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas
Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura
CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...
Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado