(Mas esta foto não é dos EUA, mas sim da Madeira...
... e as bandeiras do PSD desta vez não estão viradas para baixo, no blogue do Pacheco Pereira...)
AGORA vamos ao SUBPRIME:
Há alguns dias atrás, numa das edições do Frente a Frente da Sic Notícias, o ex-Presidente da CIP Ferraz da Costa afirmou que a administração Clinton tinha criado o mercado de alto risco imobiliário conhecido por subprime. Isto despertou a minha atenção. Perante a demonização do mercado e propaganda demagógica feita pela esquerda numa atitude de desonestidade mental ou ignorância, resolvi fazer uma pequena pesquisa. De facto o mercado estava regulado, não pelo Estado, mas pela eficiência económica.
.-.
As pressões da administração Clinton sobre a empresa pública Fannie Mae desregularam o mercado de crédito imobiliário ao abrirem este a minorias étnicas (negros e hispânicos) que numa conjuntura económica de juros baixos e excedente orçamental seriam sustentáveis, mas que há mínima alteração da conjuntura seriam dificeis de cumprir. Devido à quota de mercado que esta empresa tem, è claro que as empresas que não seguissem estas condições de acesso ao mercado sairiam dele.
Estava armada a bomba-relógio.
Com o brutal aumento do preço do petróleo e consequente importação de inflação, os juros subiram como não podia deixar de ser. A bomba demorou nove anos a explodir. É perigoso fazer ideologia com a economia.
.-.
Será que os eleitores americanos não estão fartos de saber isto?!
Dia 4 já vamos saber...
( do Abrupto)...