Só que o pároco que o substituiu ( Padre Vermelho, negou essa possibilidade pois tinha outros planos: nunca mais publicar esse jornal, como viria a acontecer...)
...
Nos idos de 2003 e 2004 levei o Pároco várias vezes desta sua casa em Santarém, para ir dizer a Santa Missa dominical ao Souto, às Fontes e ao Carvalhal nesses domingos em que o seu sucessor nessas paróquias já estava em doença terminal...
Aconteceu agora no Dia 8 de Dezembro ser eu a levá-lo ao Souto novamente.
Um reconforto espiritual para todos os que aguardavam pela Missa no funeral da mãe de uns amigos meus do Souto ( a Família Victória).
Chegou-se a temer que não houvesse padre. Valeu à última hora, a presença de um Diácono.
DE qualquer forma valeu a intenção do meu bom Amigo Padre Rosa. E lá o trouxe de regresso a Santarém, com as suas duas irmãs, que com ele vivem nesta casa isolada, no outeiro das Padeiras em Santarém, construída por seu pai em 1958.
Não sem antes termos passado à Capela de Nª Srª de Tôjo, que tantas vezes foi o nosso propósito restaurá-la e fomos nós quem projectámos e idealizámos muito do que veio a ser feito...
.-.
... Muitas tardes de fins de semana pusémos a nossa conversa em dia e que começava e acabava numa Esperança por vermos melhorias e Benfeitorias na nossa paróquia. Eram assim que começavam e acabavam as nossas conversas de horas na sua sala da Casa Paroquial que desde 2002 se encontra vazia.
Dá pena pensar que é a Casa Paroquial e que o nosso Padre João Rosa afinal está lá tão longe, quando tem tanta gente que o estima pelo Souto, Carvalhal e Fontes, como foi dado ver neste dia de Nª Srª da Conceição...
.-.
.-.
Muitos dos soutenses ali no adro não deixaram de comentar e estranhar o facto da Casa Paroquial do souto estar vazia e tendo lá vivido 37 anos o Padre Rosa, enquanto pároco no Souto, porque razão não continuou ele lá a viver e servir de companhia aos idosos da paróquia, se o padre substituto sempre optou viver na Casa Paroquial das Fontes?!
.-.
Vá lá a gente entender estas coisas no mundo Cristão...