NOTA do autor deste blog: Uma terra que virou Vila quando um Homem sonhou e pensou por muitos e se fez presa fácil por essa mesma habituação, no virar da página política em 1974, procura agora um novo fôlego na cidadania dispersa por dezenas de entidades.
A metodologia seguida - com uma sequência temática constante e contínua (2 de Maio, 16 de Maio e novamente em Junho) - mostra apuro e profissionalismo na abordagem. Quaisquer que sejam os resultados e pesem todas as dificuldades e conflitos, inerentes a estas iniciativas, o Forum Tramagal quebrou já um "enguiço".
O Forum Tramagal é um bom exemplo a seguir por outras freguesias. Até porque teve um mérito no primeiro encontro: foi aberto, frontal e respeitador de todas as tendências sociais em confronto.
Eu estive presente. Fui um observador atento. Dei o meu tempo por bem empregue. Percebi algumas dificuldades. Anotei ainda um certo atrofiamento, entre a incapacidade em fugir ao umbigo próprio de alguns dos participantes e das suas entidades que ali representaram e a resistência psicológica em darem dar largas ao colectivo, à entrega generosa das causas comuns.
Achei obsessiva a preocupação em defender a "História Local" nem que fosse pela tomada forçada dos pertences do antigo médico, quando há tanta coisa para fazer antes disso. Eu sei que sou um forasteiro, mas haverá jovens que não tendo vivido esses momentos, também não sentirão grande simpatia e entusiasmo por esses "furores históricos". E os jovens precisam de ser estimulados e cativados para a cidadania do Tramagal. Porque os jovens estiveram como observadores atentos mas distantes, convirá tomar esse aspecto em consideração.
Sintomática aquela passagem de uma senhora que não conseguiu evitar ter de chamar a atenção pela fraca quota de participação das mulheres, virando-se para a mesa daquele Forum, toda composta no masculino. Todavia, a observação da senhora, acabou num gesto contraproducente. Atente-se, que não logrou ela própria na sua mensagem deixar uma prova clara e mais objectiva, do que uma mulher teria feito de diferente dos homens. Contraditória mesmo, na medida em que querendo valorizar algum vanguardismo feminino, acabou repisando o tema com uma argumentação menos evoluída, roçando mesmo o primário.
Como observador, verifiquei uma diferença entre o "Forum Tramagal" e o " Mouriscas em Movimento", a que assisti em 11 de Abril. Passado mais de um mês, sobre o encontro nas Mouriscas, o blogue voltou a repetir os discursos, como se nada mais houvesse para dizer. E essa diferença pode ser a razão determinante do sucesso de um e do apagamento do outro encontro.
Nada como tomar certos avisos em consideração. Não basta criar elevadas expectativas. É preciso saber responder a essas mesmas expectativas, sob pena de adiarmos irremediavelmente, a cidadania criativa e participativa.
Percam certos preconceitos e entreguem-se com a máxima generosidade. Sem angustias por não encontrarem ainda o tempo certo ou o caminho mais curto para os resultados mais palpáveis. Umpasso de cada vez, mas com firmeza suficiente, para nada escapar precocemente.
Sonhar activa o cérebro!
Felicidades para o Forum.