Aconteceu em Novembro numa "Noite de Fados", que os Lyon`s contrataram e pagaram a actuação de um grupo de dois cantadores e dois guitarristas para abrilhantarem num restaurante no Rossio, esse seu jantar com fadistas.
À última hora uma senhora fadista por justificado motivo de doença, que não pomos em dúvida, pois essas situações acontecem, faltou, tendo deixado o colega fadista sozinho.
Como o meu filho estava presente e se dispunha a cantar um fado por puro amodorismo e prazer com que sempre o faz, não só cantou um fado, mas vários e acabou a fazer um dueto à desgarrada com o único fadista contratado dessa noite. Acho que não será demais acrescentar, que até foi útil ao grupo de fadistas.
Esclareça-se que não recebeu qualquer pagamento pela actuação. E como cantou e encantou, as solicitações têm aumentado, não mais nesse grupo, mas noutros encontros. Porque ainda há liberdade de actuação neste concelho e neste país.
Todavia, ao que dá a entender certa candidata de uma freguesia, que faz muito alarde na generosidade do seu carácter altruísta, desta vez está a deixar que o pé lhe fuja para a chinela...
Parece que não há freguesia que lhe chegue e o concelho já lhe parece pequeno demais para ela...