«Eduardo Margarido, independente, foi apresentado como cabeça de lista à assembleia municipal de Abrantes, a 13 de Fevereiro, num juntar em Rio de Moinhos, onde esteve presente o líder nacional do CDS-PP, Paulo Portas.Na altura, Eduardo Margarido disse que nunca se tinha envolvido em políticas, mas considerava que “era importante” destronar o poder instituído em Abrantes e “acreditava nos valores do CDS-PP”.É a esta “inexperiência” que João Pico se refere, dado que em sua opinião o convite para a reunião com o PSD, realizada na quinta-feira, dia 18, partiu de Santana-Maia: “O candidato do PSD mandou dois emissários falar com Eduardo Margarido para uma reunião na calada da noite para não dar nas vistas. Foi de uma deselegância enorme, denota falta de ética por parte do candidato do PSD e não augura nada de bom para a sua credibilidade”.“Isso é uma completa mentira”, afirma Santana-Maia, desagradado por ver o seu nome envolvido numa polémica sem sentido, e continua: “Eu recebi um telefonema do dr. Joaquim Ribeiro dizendo que gostaria de ter uma reunião comigo e aceitei, nem sabia qual o objectivo”.A reunião foi ao final da tarde e Joaquim Ribeiro foi acompanhado de Eduardo Margarido: “Entendi que se tratava de uma reunião informal, no sentido de auscultar a minha opinião sobre uma eventual coligação”, esclarece Santana-Maia que deixou claro que não pertencia à concelhia do PSD e que a sua lista à câmara já estava apresentada: “Quanto a esse ponto não podia haver mexidas, não sou pessoa de dizer hoje uma coisa e amanhã outra”. Por outro lado, prossegue: “Pessoalmente, não seria capaz de me sentar à mesma mesa do que uma pessoa [João Pico] que tem feito uma campanha com base na calúnia e no insulto à minha pessoa. Mas eu achei que se tratou de uma reunião meramente informal. Eu nem sequer pertenço à concelhia”.»
Para quem quiser ler nas entrelinhas e decifrar a conversa e perceber a falta de ética do candidato PSD...
(Aqui, contrariamente à vitimização do candidato PSD, não há calúnia alguma contra ele, mas tão somente a intuição implacável e certeira do candidato do CDS em desmascarar o jogo sujo do adversário do PSD...)
Uma reunião "informal" estava desaconselhada pela Direcção Nacional do CDS/PP, que advogava reuniões de instituição com instituição.
Curiosa afirmação entre outras, a do candidato PSD, ao não poder admitir mexidas porque a sua lista à Câmara já estava apresentada. Todavia, o que fazia ponto de honra em si, já não fazia respeitar nos outros. Só ele é que conta! Pois se tivesse carácter teria logo dito, que não podia aceitar mexidas IGUALMENTE, numa outra lista de outro partido, que até foi apresentada essa lista num jantar presidido, pelo Presidente do outro Partido e que se chama Dr. PAULO PORTAS.
Num jantar, onde as gravações provam de quem partiu um slogan gritado na sala nessa noite, que dizia isto:
" PICO a PRESIDENTE"!!!
Dou um doce a quem advinhar o nome desse jovem entusiasta, que eu tinha por bom e leal amigo desde 2005, quando me convidou para encabeçar a lista à câmara pelo CDS, nessa altura muito pesaroso, por se ter visto (mal) desfeiteado juntamente com o presidente da Distrital de Santarém, pela recusa do PSD à última hora, no acordo que já se dava como acertado desde Outubro de 2003, no célebre jantar de Cadouços, promovido pelo PSD, ali jurado diante de maisde uma centena de convivas a aplaudirem. Por sinal eu não aplaudi!
.
Voltando àrecusa em mexer na lista já apresentada, segundo o candidato do PSD, claro está que isto só podia ser dito por quem tivesse mesmo um bom carácter e um elevado sentido de ética, como tinha o saudoso Dr. João Santanna Maia, que eu conheci antes do sobrinho, quando em pequeno ia à cidade com meu avô Martinho Baptista, que era paciente e amigo desse grande médico.
Mas não foi nem é o caso.
Santana Maia Leonardo quer tapar o sol com a peneira. E nem conseguiu provar porquerazão fizera vir a essa reunião mais nomes de sociais-democratas. Um deles, por sinal, logo ali, lhe rejeitou a "coligação", porque percebeu o logro. Foi um empresário experiente e astuto, este o do PSD...