Respondendo a perguntas quis ensaiar um tímido debate de "confrontação saudável e desejável" com outros candidatos. Só que a sua inexperiência ressalta entre cada frase proferida.
Vale a pena recortar algumas dessas passagens pela pedagogia que um Candidato com a experiência de muitas campanhas na adversidade (a melhor escola experimental da vida, que os "herdeiros" do património de terceiros nunca conseguirão alcançar...) logrou explanar com toda a generosidade.
Diz a candidata e quem supostamente a interroga (nomes ao acaso, sem indicação da localidade da origem, o que é um factor de descrédito...), o seguinte:
.
Pergunta: Como consegue conciliar a parte profissional, a familiar e esta fase de pré-campanha que, segundo vi no site, tem implicado bastantes visitas?
Resposta: Com gosto e determinação é possível conciliar essas responsabilidades. (...)Nós não andamos a fazer um passeio na avenida. Desde o início do ano que estamos a trabalhar para ouvir as pessoas. Por isso, quase diariamente fazemos visitas de trabalho junto de associações em todas as freguesias do concelho...
( E aqui fica a questão em aberto: como é que cumpriu então, o horário de trabalho na Câmara, nos SMA e no A. Logos?! Admitiu alguma vez, por uma questão de ética profissional, decidir suspender o seu mandato, para não andar a auferir o ordenado/ordenados, enquanto concorria à Câmara?!
.
( E aqui fica a questão em aberto: como é que cumpriu então, o horário de trabalho na Câmara, nos SMA e no A. Logos?! Admitiu alguma vez, por uma questão de ética profissional, decidir suspender o seu mandato, para não andar a auferir o ordenado/ordenados, enquanto concorria à Câmara?!
.
-PERGUNTA: Reparei que apenas duas forças políticas concorrerão a todas as Juntas de Freguesia. Esse facto merece-lhe algum comentário?
.
Resposta: Regra geral os dois partidos com maior expressão eleitoral e com mais organização no Concelho, PS e PSD, são os que concorrem às 19 assembleias de freguesia. Isso demonstra claramente que as outras forças políticas e movimentos apenas querem retirar a maioria ao PS , elegendo um Vereador.
.
.
(Nesta resposta, ressalta toda a sua inexperiência política, agregada a uma astúcia de conveniência: dar destaque ao candidato, que é o seu opositor mais fraco: o candidato do PSD.
Porém, com um erro de cálculo: se cada um dos partidos e movimentos eleger um vereador, teremos seis vereadores em sete, restando um último para o "jocker"!!!
Todavia, o erro mais grosseiro, é o de querer designar os candidatos à junta do PS como "uns paus mandados", prontos a carregarem com os votos para a sua lista. Se com o peso de Nelson de Carvalho, essa aposta já estava em desgaste, agora com uma candidata sem carisma, não há candidato à junta pelo PS, que lhe possa valer, tanto mais que só o Rossio e o Pego é que poderiam talvez dar-lhe esse apoio. Tramagal, Alferrarede, S. Vicente, S. Miguel e S. João ou mesmo Martinchel e Vale das Mós, já não o farão mais...
Acresce, que muitos desses candidatos ainda são mais desconhecidos e mais inexperientes do que a própria candidata à Câmara ( Souto, Rio de Moinhos, S. Miguel, Tramagal, para já...).
Finalmente, a separação entre listas à Câmara e às freguesias começa a gerar uma onda de dispersão muito interessante e surpreendente, ao ponto de muitos fazerem questão de votarem em função das pessoas e já não tanto, em função dos partidos.
.
.
PERGUNTA:Tem falado em algumas ocasiões, que o seu projecto é para 12 anos. Como é que imagina o concelho nessa altura?
RESPOSTA: Um Concelho afirmado como uma referência supra-regional. Este é um projecto para 12 anos mas obviamente que o que pedimos ao eleitor é uma maioria confortável para os próximos 4 anos. Dentro de 4 anos estaremos em condições de renovar esse pedido, porque o nosso trabalho vai ser o de ir ao encontro das suas expectativas.
.
( QUE grande recuo o da vereadora. Ouviu bem as minhas observações. Os mandatos são de 4 anos. Nem mais! Quanto ao futuro, neste cenário de crise, realmente, só por tolice é que alguém poderia responder para doze anos...)
.
.
PERGUNTA: Vi na televisão uma reportagem sobre a praia fluvial em Aldeia do Mato. Que projectos tem para o turismo, nessa ou noutras zonas do concelho?
RESPOSTA: A Praia Fluvial de que fala que, digo-o com orgulho, é considerada uma das melhores praias fluviais do país é um ex-libris turístico que queremos reforçar, melhorando as suas condições em termos de acessibilidade e equipamentos, e promovendo-a para o exterior. (...) Na generalidade, digo-lhe que é nossa intenção transformar em oportunidade turística o potencial natural ligado à água. É um privilégio ter um Concelho com duas frentes de água: o Tejo e o Zêzere. (...)
( Bem tentou copiar o CDS. Mas fica-se pela ramagem. Quanto à Praia Fluvial, é uma vergonha, o PS nestes últimos 8 anos não ter desenhado os desvios e os acessos que pudessem responder com dignidade ao acréscimo de veículos a descer entalados entre o aperto do Largo da Capela da Aldeia do Mato e a azinhaga para o rio. Para já não falar do piso de terra batida a levantar nuvens de poeira, que ninguém mais tolera e aceita ou da inexistência do cais para lançar os barcos na água, a pau e corda...
E quanto à via rápida e circuito de manutenção em paralelo de S. Lourenço via Paúl - Vale da cerejeira - até à Albufeira, então aí o esquecimento foi grosseiro. Com o PS no governo municipal, matavam logo, a "galinha dos ovos de ouro"...)