Conheci Gonçalo Oliveira como presidente da Jota em 2001. Fui forçado juntamente com outra senhora candidata do PSD "a dar" mais cinco contos, para que ele, na última semana, não deixasse de ir colar os cartazes por todo o concelho, com a rapaziada da jota, pois fazia muita questão em lutar pela "paga" à malta pelo dito "trabalhinho". Zangou-se seriamente com Pedro Marques o então candidato e presidente sénior, por este não querer alinhar e abrir os cordões à bolsa.
Um dia, em 2004, adiantou-se ao movimento ( movimento dos 45, tantas eram as assinaturas recolhidas entre militantes dessa concelhia, onde há 50 pessoas que tudo decidem, como garantiu ontem Pedro Marques na Antena Livre....) que dentro do PSD de Abrantes me queria levar como cabeça de lista à respectiva concelhia, e mostrou-me a lista de 500 militantes do PSD, onde ele "tinha" 350 jovens militantes inscritos, que por força estatutária - e sem que muitos deles soubessem dessa transposição regulamentar - passaram a ser para além de militantes da JSD, também militantes do PPD/PSD.
À última hora Armando Fernandes e Pedro Marques trouxeram-no de volta ao seu grupo. Eu perdi por 44-82. Nessa altura havia mais de 50 pessoas... Mas o seu raciocínio quanto aos dez que ora estão de um lado ora estão do outro mantém-se muito certo. Da vida do PSD e da vida municipal, é Pedro Marques quem tem os melhores dossiers de registos certificados. Não acreditem que Pedro Marques está "morto" para a vida municipal. Muito longe disso. Ele pode dormir descansado quanto a isso. O problema parece não conseguir que o sono retome ao seu lugar devido. E logo ontem, com a gravação da entrevista do Pedro Passos Coelho, um rapaz da sua idade nas Jotas...
Mas não desespere. Olhe para mim, um jovem que esperou pelos 50 anos e passados oito anos, ainda anda por aí. A espionagem, até pela cor do carro me denuncia as vidas...
.
Entretanto, voltando ao desaire do Gonçalo, o cabeça de lista vencedor - hoje candidato ou mesmo autarca municipal por Bragança - escrevia há dias no Ribatejo, para que aquele que ele prometeu ensinar a ser um grande político ( oh ironia desta vida, então não é que Armando Fernandes em 2004 em plena assembleia de militantes PSD, prometia todo baba e sorrisos matreiros, ir fazer do jovem Gonçalo um grande político, ah,ah,ah... a vida tem destas coisas muito engraçadas!!!), tomasse como boa serventia da casa da Rua de S. Pedro, a porta da rua.
Só que o aluno fora mais fino que o velho mestre. Pelo sim, pelo não, já se havia antecipado e feito chegar ao Povo Livre com a antecedência dos 30 dias estatutários o anúncio da reunião da Assembleia de Militantes com fins electivos para novo biénio.
.
BIÉNIO, não chega a 2013, minha gente!
E o Gonçalo Oliveira, melhor do que ninguém , sabe disso mesmo... Esta jota sabe-a toda! E não me deixam esquecer isso...
.
É aqui que o velho mestre falhou. E falharia sempre à luz da sua velha escola "leninista". Lénine veio do PSD russo, não esquecer.
O velho mestre neste caso iria logo para a luta. O aluno, fiel à escola dos jotas deste país, simula uma saída "democrática" e vai esperando sentado, pelo desgaste de uma equipa que irá tropeçar nessa longa caminhada até 2013.
Oh, até 2013, tanta coisa que ainda irá acontecer, meu Deus... Mas há quem queira acreditar que em 2013 estamos todos cá ou todos mortos...
Nem uma coisa nem outra.
Como dizia Marx: a história repete-se sempre duas vezes, a primeira em farsa e a segunda em tragédia".
Depois falamos.