Companheiro Paulo Portas, todas as lideranças têm um fim.

ALDEIA de MATO e SOUTO com a sua "UNIÃO" tem o caminho aberto para serem a MAIOR e MAIS PROMISSORA FREGUESIA do CONCELHO de ABRANTES. Basta saber livrar-se uns "certos jumentos" da canga autárquica...

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A "QUEIXA"

Pelas ruas do Souto, já os homens haviam partido para Lisboa ou ido rebuscar nos tabuleiros escavados nas vertentes mais soalheiras das encostas o sustento do dia seguinte e um bater ritmado ecoava pelas ruas fora, de um lado, porta sim, porta não, do outro lado, era tudo a eito.
Um braço do tear com a mão da tecedeira fazia esse vai-vem para ajustar os fios, batê-los e rebatê-los para ficarem muito mais juntinhos. O braço do tear guiado pelos pentes que deslzavam sobre milhares de fios bem esticados fazia esse batimento ritmado. O braço chamava-se a queixa. A queixa fazia barulho. A queixa ecoava. Mas ninguém se queixava daquele barulho. Aquele barulho era vida. Tecer era urdir. Urdidas as teias, novas encomendas se seguiam. Havia essa certeza a pairar sobre o futuro. E ao final do dia chegavam os homens a casa. Traziam pouco. Mas traziam certezas, como as certezas que viam crescer em suas casas.
No dia seguinte iam procurar e cavar mais sustento. Vinha aos poucos. Era certo, como o eco do bater da queixa que se fazia ouvir pelas ruas do Souto.
Hoje, as janelas já não se abrem. As portas são blindadas, têm a fechadura mais forte, e não deixam ver mais, a chave pendurada entre a partida e a chegada dos donos.Os donos levaram-nas com eles. Não voltaram ao fim do dia. E o ecoar da queixa, não se fez ouvir mais.
Não há gente pelas ruas, as portas não se abriram e o sol já não entra pelas janelas de onde ecoavam as queixas. Não há queixas no Souto. Há uma placa: aberta das 14.00 horas às 16.00 horas. Mas só vale para os sábados. É a junta de freguesia, quem o afirma com a necessária autoridade, que o Souto consente. Não se ouvem mais queixas.

BLOGUE PICO do ZÊZERE ABT

INICIADO em 27.10.2007

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...

Nos idos de 1970 torneios sem subsídios mas muito amor e suor...
Equipa de futebol do Souto, c/ João Pico a capitão da equipa ( 2º em cima à esqª.)

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...

É esta a obra que Sócrates inaugurou e depois mandou "AFUNDAR"...
Paulo Portas e João Pico vendo o Parque Ribeirinho...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...

O Urbanizador foi mesmo a Câmara, acreditem!...
Alta tensão sobre Urbanização Municipal nas Arreciadas

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes

Fados no Rossio ao do Sul do Tejo, ontem no Jantar dos Lyon`s de Abrantes
Nuno Pico acompanhado à guitarra por Alfredo Gomes e na viola José Mário Moura

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!

CIDAS, em 1975,a água de REGA no SOUTO  - 10 anos antes da água dos SMAS! FUI um dos FUNDADORES!
E desafiei o então presidente, Engº José Bioucas a ir à albufeira do Castelo de Bode connosco buscar água para a freguesia e para ABRANTES. Só que o Engº riu-se... E só em 2001 é que lá foram à albufeira... Tive razão antes do tempo...

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes

Nascido e baptizado no Souto, comigo não há dúvidas de que sou do Souto de Abrantes
Retábulo da Matriz do Souto onde João Pico foi baptizado

Arquivo do blogue